Recentemente a Airbus recebeu a porta de carga principal do Beluga XL, o novo cargueiro volumoso da fabricante europeia. O componente foi construído na fábrica de Rochefort, da Stelia, a porta de carga já está equipada com os sistemas hidráulicos e elétricos.

Ao todo o componente tem 10 metros de comprimento, 8 metros de altura e pesa 3,1 toneladas, é a maior do tipo já fabricada na Europa. Mesmo com todo esse tamanho o componente foi transportado para a linha de montagem da Airbus em Toulouse.

Em maio deste ano a seção do cockpit que equipará o Beluga XL, da Airbus, foi entregue pela Stelia Aerospace, a seção também incorpora a parte do nariz da aeronave e se juntará com a fuselagem. Nesse caso o transporte foi realizado por um Beluga atual. Em abril a Airbus recebeu por rodovia três painéis de fuselagem da seção traseira do Beluga XL.

Foto – Stelia Aerospace

O conceito de design da aeronave é semelhante ao atual Beluga, com a estrutura central da baía de carga, e algumas modificações na parte traseira da aeronave e na cauda. O novo Beluga também é baseado na versão cargueira do A330, o A330F, com grande grande reutilização de componentes e equipamentos existentes.

O BelugaXL foi lançado em novembro de 2014 para atender aos requisitos de capacidade de transporte e ramp-up da Airbus para depois de 2019. O primeiro de cinco aeronaves Beluga XL voará em meados de 2018, e entrará em serviço em 2019. A aeronave conseguirá lidar com o transporte de componentes do A350.