Advertisement

Airbus registra protesto contra a Marinha dos EUA dando contrato de treinamento de helicóptero a Leonardo

A Airbus Helicopters protocolou um protesto no Gabinete de Prestação de Contas do Governo (GAO) contra a Marinha dos EUA (USN), concedendo seu contrato ao Sistema Avançado de Treinamento em Helicópteros da Leonardo Helicopters.

A empresa registrou seu protesto em 3 de fevereiro, cerca de três semanas após o serviço ter concedido o contrato a Leonardo, pedindo à agência do governo dos EUA que reveja a decisão da USN, segundo o site do GAO.

A USN escolheu a luz de Leonardo, TH-119 de motor único para o seu próximo helicóptero de treinamento, renomeando o helicóptero como TH-73A.

O serviço planeja substituir sua frota de Bell TH-57B / C Sea Rangers por 130 exemplos do TH-73A.

A Airbus apresentou seu helicóptero H135 bimotor e acredita que um erro foi cometido no julgamento de suas aeronaves.

“Embora respeitemos o direito da Marinha de escolher o ativo que melhor atenda às suas necessidades, acreditamos que certos aspectos técnicos da nossa proposta não foram avaliados com precisão”, afirma a Airbus. “Estamos confiantes de que, quando esses mal-entendidos técnicos forem esclarecidos, a Marinha ficará segura de que o H135 não é apenas o melhor valor global para os contribuintes, mas também a aeronave mais adequada para a missão”.

Foto: Airbus

A Airbus se recusa a comentar as especificidades de seu protesto, mas diz que “o H135 atende irrepreensivelmente ou excede todos os requisitos do [pedido de proposta do Sistema Avançado de Treinamento em Helicópteros]”. 

Bell foi a terceira licitante da competição de helicópteros de treinamento da USN e propôs seu helicóptero leve, 407GXi, com motor simples. A empresa sediada em Fort Worth, Texas, afirma que “não protestará contra a decisão da Marinha no momento”. 

Leonardo não vê nenhum problema com a avaliação da USN das ofertas de helicópteros de treinamento.

“Leonardo acredita que a Marinha dos EUA executou um processo completo e competitivo de licitação para seu programa de helicópteros TH-73, selecionando o Leonardo TH-119 de melhor valor”, afirma a empresa. “Continuamos comprometidos com a missão de treinamento vital da Marinha e com o cronograma do programa”.

O Comando de Sistemas Naval dos EUA, que tomou a decisão sobre o contrato, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Fonte: Fight Global

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.