Foto - Airbus/Divulgação

O serviço Ocean Finder da Airbus localizou o maxi trimarã Banque Populaire IX (Categoria Ultime), veleiro com três cascos, menos de um dia após ele ter emborcado na metade do percurso entre Portugal e Açores no dia 6 de novembro, durante a última edição da corrida transatlântica Route du Rhum.

Assim que recebeu o pedido da equipe Banque Populaire, a Airbus ativou o serviço Ocean Finder e imediatamente programou seus satélites para coletar imagens de altíssima resolução o mais rápido o possível, para caso o sistema de sinais luminosos tivesse falhado. Especialistas marítimos da Airbus e a equipe Banque Populaire limitaram a área de busca levando em consideração uma combinação de dados que poderiam influenciar o deslocamento dos destroços (ventos, correntes marítimas e ondas).

A embarcação, que mede 32 metros e estava sendo comandada por Armel Le Cléac’h, foi identificada pelos satélites Pléiades, que fornecem imagens com uma resolução de 0,5 metros.

O Ocean Finder é um serviço online para detecção e identificação de objetos em alto mar (navios, icebergs, manchas de óleo), que faz uso de uma combinação de imagens de satélite, AIS (Sistema de Identificação Automática, ou Automatic Identification System) e dados públicos.