O final de 2018 foi marcado por reunião de caráter ministerial com representantes do programa europeu Eurofighter. Essa reunião que aconteceu na cidade italiana de Florença, e teve como tema uma discussão de uma possível aquisição de caças Eurofighter Typhoon pela Alemanha e pela Espanha.

O encontro obviamente contou com oficiais das forças aéreas dos países interessados em adquirir o caça europeu, a reunião contou também com representantes dos grupos Airbus D&S, Leonardo, BAE System e Eurojet. Por envolver questões militares a OTAN também estava presente.

Como resultado dessa reunião foi divulgado o interesse da Espanha e Alemanha em encomendarem mais caças Eurofighter, apesar dos projetos de caças de 6ª geração que estão surgindo nos últimos meses na Europa. A quantidade que cada país deseja adquirir não foi divulgada ainda, ou definida.

Eurofighter Typhoon da Luftwaffe ( Força Aérea Alemã) Foto: Airbus

Tanto a Alemanha quanto a Espanha já operam o Eurofighter Typhoon, também conhecido pela nomenclatura EF-2000. Além dos Eurofighters que são a espinha dorsal da defesa aérea das respectivas nações, outras aeronaves de caça fazem parte. Na Espanha é o F-18 Hornet, e na Alemanha o Panavia Tornado.

Caso a compra dos caças seja confirmada, os países iriam receber uma versão atualizada do caça, versão essa que conta com uma nova incorporação de um radar de varredura eletrônica, o E-SCAN e outros sistemas atualizados.