Advertisement

Alemanha recebe aprovação para adquirir cinco aeronaves P-8 Poseidon por US$ 1.77 bi

A Alemanha recebeu autorização do Departamento de Estado Americano para adquirir cinco unidades do jato de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon, informou a Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA) na sexta-feira (12).

O contrato avaliado em US$ 1.77 bilhão contempla também o fornecimento de serviços de engenharia, suporte técnico e logístico, treinamento, oficial de ligação, motores sobressalentes e demais itens de apoio e suporte logístico e manutenção. 

Se adquiridos, os P-8A Poseidon deverão substituir os atuais Lockheed P-3C Orion da Marinha Alemã.

Lockheed P-3C Orion da Marinha Alemã. Foto via DefenseNews.

“A venda proposta melhorará a capacidade da Alemanha de enfrentar as ameaças atuais e futuras, fornecendo recursos essenciais para as operações marítimas da coalizão. A Alemanha atualmente opera o Lockheed P-3C Orion, mas essa aeronave está chegando ao fim de sua vida útil e se aposentará em 2024. […] A venda proposta permitirá à Alemanha modernizar e manter sua capacidade de Aeronaves de Vigilância Marítima (MSA) pelos próximos 30 anos.” afirma a DSCA em seu comunicado.

Baseado no 737-800ERX, o P-8 Poseidon já foi adquirido pelos Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Noruega e Índia. A aeronave pode carregar cargas de profundidade, minas navais, torpedos e o míssil AGM-84 Harpoon. Mais de 120 aeronaves do modelo foram fabricadas. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Alemanha, P-3 Orion, P-8 Poseidon, usaexport