A Alemanha decidiu por encomendar uma série de novos aviões executivos, após problemas com aeronaves que fizeram a Chanceler Angela Merkel perder o início da reunião do G20, além de vários outros problemas com ministros do governo.

O suprasumo da encomenda é um Airbus A350 com o interior VIP, e tanques extras, a Airbus já apresentou oficialmente uma versão ACJ do A350XWB, por isso podemos esperar uma aeronave capaz de voar para qualquer local do mundo sem escalas, assim como o BBJ777X, que a Boeing apresentou no final de 2018.

O A350 se destaca além da autonomia de 20500 quilômetros, por um amplo interior, que pode ser personalizado ao gosto do cliente. Além disso a Airbus é capaz de fazer outras modificações, como radares especiais e sistemas de comunicação diferenciados, quando a encomenda é proveniente de um governo.

A aquisição do A350 vai acontecer ainda em 2019, a decisão já foi tomada. O Governo da Alemanha também vai adquirir outros dois jatos executivos após firmar a compra do A350.

Atualmente a Chanceler Angela Merkel utiliza um Airbus A340-300 para os seus deslocamentos.

O modelo dos jatos executivos que serão adquiridos ainda não foi divulgado.