Alitalia Confins
Foto: Caroline Reis/Divulgação BH Airport

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu nesta terça-feira (30) dois voos cargueiros da Alitalia com um total de cerca de 2,9 milhões de doses de vacinas fabricadas pela farmacêutica GSK para prevenção da meningite C.

A primeira aeronave da Alitalia pousou às 4h50 e a segunda às 5h20, ambas vindas de Roma, na Itália. Todo o material já foi destinado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para que seja disponibilizado para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

De acordo com Rafael Laranjeira, gestor Executivo de Soluções Logísticas da BH Airport, com essas duas operações realizadas hoje, já são oito voos recebidos com vacinas para prevenção da meningite C, o que mostra o empenho do aeroporto em oferecer soluções logísticas integradas aos clientes na área de ciências da vida.

“O momento é de redobrar os cuidados para prevenção da Covid-19 e é fundamental a realização de voos cargueiros com recursos relacionados à saúde. Estamos comprometidos em contribuir para o fornecimento da vacina de meningite C para a população”, ressalta.  

 

Oitava operação cargueira desde 2020 com vacinas contra meningite C   

Os dois voos que chegaram nesta terça-feira ao aeroporto somam-se a outras seis operações realizadas em 2020 que trouxeram doses de vacina contra a meningite C. Em 15 de dezembro, um cargueiro com cerca de 2,4 milhões de doses pousou no aeroporto.

Antes disso, em 27 de outubro, chegaram em torno de 3,5 milhões de vacinas. Em 25 de setembro foram aproximadamente 3 milhões de vacinas para prevenção da meningite C.

Em 27 de agosto, o Terminal de Cargas recebeu cerca de 1,5 milhão de doses de vacinas fabricadas pela GSK. Já em 26 de abril, foram 4 milhões de doses. Em 30 de julho, 3,3 milhões de doses chegaram ao aeroporto.

Em todos os casos, o material foi encaminhado para a Funed para que fosse disponibilizado para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.