helicóptero US Army Exército resgate
Foto: Guarda Nacional do Estado de Oregon

A Guarda Costeira do Estado de Oregon recebeu um chamado de emergência para uma missão de busca e resgate depois que um alpinista caiu centenas de metros perto da área de Old Chute, em Mt. Hood. O alpinista foi transportado para fora da montanha com ferimentos graves para um hospital da região.

Por volta das 6h30 (horário local) de sábado, 2 de julho, um homem de 43 anos de Happy Valley estava escalando o Monte Hood, quando caiu várias centenas de metros e sofreu ferimentos graves. Testemunhas relataram que o alpinista perdeu seu machado de gelo e caiu aproximadamente 2000 metros do cume, se acidentando com as rochas do monte.

Os Coordenadores de Busca e Resgate do Gabinete do Xerife do Condado de Clackamas ativaram uma missão e foram enviados para Mt. Hood, estabelecendo um centro de comando em  Timberline Lodge . Pesquisadores voluntários também foram enviados para a montanha por equipes como  Portland Mountain  Rescue (PMR) e  Hood River Crag Rats . Além disso, pesquisadores locais responderam e o  Escritório de Gerenciamento de Emergências (OEM) do Oregon  foi notificado.

Pouco antes das 10h30, as equipes de resgate conseguiram alcançar o alpinista ferido e assumiram o atendimento ao paciente. Por volta das 13h (horário local), um Sikorsky UH-60 Black Hawk do Exército dos Estados Unidos (US Army) foi enviado ao local e deixou dois médicos e uma maca para o resgate. Os médicos fizeram os primeiros procedimentos de salvamento e a maca foi içada para o helicóptero. O alpinista ferido foi levado para um hospital da área de Portland, onde está recebendo cuidados médicos.

Moradores locais alegam que escolar o Monte Hood é perigoso durante todas as épocas do ano devido às condições íngremes e geladas da montanha e este é o segundo acidente em cerca de uma semana na mesma área do Monte Hood.

Em 24 de junho, uma mulher de 31 anos de Portland estava escalando o Monte Hood, quando caiu várias centenas do cume no Old Chute, resultando em ferimentos graves e um resgate de helicóptero.

Com informações: Guarda Nacional do Estado de Oregon