AMCA: Índia aprova projeto de seu próprio caça stealth

AMCA será o primeiro avião de caça de 5ª geração da Índia. Imagem via raksha-anirveda

O governo da Índia deu luz verde ao desenvolvimento do mais novo projeto aeronáutico do país, o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Segurança do Gabinete do governo (CCS) na quinta-feira (07) e será coordenado pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO). 

Conforme o programa aprovado pelo CCS, a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico do DRDO vai desenvolver e produzir cinco protótipos do AMCA em parceria com organizações públicas e privadas. O primeiro protótipo deverá ser apresentado em três anos a quatro anos e o primeiro voo deve acontecer até um ano após.

O AMCA será um avião de caça de 5ª geração na classe de 25 toneladas, capaz de transportar até 1500 quilos de carga útil internamente e 5500 quilos externamente. A aeronave terá capacidade supercruise (voo supersônico sem uso de pós-combustão), radar AESA e fusão de sensores. O projeto, que possivelmente terá uma variante naval, começou em 2016 e foi acelerado depois que a Índia abandonou o desenvolvimento conjunto do Sukhoi Su-57 (PAK-FA/FGFA) da Rússia por conta de atrasos no programa e desentendimentos com Moscou. 

Modelo do HAL AMCA no Aero India 2021. Governo indiano aprovou desenvolvimento de seu novo caça stealth.

A Força Aérea da Índia pretende adquirir até entre 125 e AMCA. A primeira versão, designada Mk.1, será alimentada por motores General Electric F414 dos Estados Unidos, o mesmo usado no JAS-39 Gripen E e F/A-18 Super Hornet. Estas irão compor os dois primeiros esquadrões com o AMCA, que realizarão a introdução operacional da nova aeronave a partir da década de 2030.

A versão Mk.2 do caça stealth deverá incorporar mais tecnologias locais, incluindo um  motor mais potente planejado para ser desenvolvido em parceria com o Grupo Safran da França, algo ainda em negociação segundo o The Hindu. 

O desenvolvimento do AMCA faz parte do investimento da Índia no desenvolvimento de tecnologias próprias. Este avanço é fomentado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que reforça seu apoio a projetos de aviões de combate indiano. Modi aprovou a compra de mais de 200 aeronaves leves de combate, o HAL Tejas Mk.1, e pela aprovação da aquisição de motores F414 para o projeto LCA Tejas Mk.2. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AMCA, Índia, stealth

Sair da versão mobile