American Airlines aposentará o MD-80 nas próximas horas

A American Airlines está nos últimos preparativos para a aposentadoria do clássico MD-80, que durante muito tempo foi a principal aeronave da Trans World Airlines (TWA) e também da American Airlines após a fusão.

A retirada do MD-80 e a aposentadoria da aeronave deve ocorrer nesta quarta-feira (04/09), em um voo doméstico de Dallas para Chicago.

O MD-80 foi durante muito tempo um dos principais aviões nos voos domésticos dos Estados Unidos, quando a Boeing não tinha nada comparável em tamanho e o 727 era muito antiquado e “gastão” para cumprir esses voos curtos. Desde a década de 1980 até o início dos anos 2000 esse foi um dos principais da frota da American Airlines.

O MD-80 é chamado também de “Mad Dog”.

Para ter noção, o pico da frota de MD-80 e -90 nos Estados Unidos foi atingido em 2000, com 683 aeronaves em operação. Só na American Airlines cerca de 362 desses operavam em sua frota em 2001, quando depois do pico, a frota foi diminuindo gradualmente, até registrar 45 aviões nos dias atuais.

Nos EUA o MD-80/90 só perdia para o Boeing 737, durante seu período de domínio, e mesmo dessa forma por uma vantagem pequena, que poderia ser descontada se a McDonnell Douglas não tivesse caído em uma crise financeira. Por lá a American foi a primeira grande companhia que firmou um contrato para encomendar o MD-80, mesmo assim com grandes ressalvas, visto que ela firmou um acordo de leasing que permitia devolver a aeronave após cinco anos de uso sem penalidade, ou antes com uma taxa de cancelamento baixa.

Inicialmente o MD-80 substituiria o Boeing 727 na frota da American Airlines, com capacidade semelhante, o avião da McDonnell Douglas conseguia ser 37% mais eficiente, em comparação com o concorrente de geração anterior. No final ela usou os aviões para expandir seus voos, ao encomendar 137 aviões dessa família, enquanto continuava operando com o 727 para destinos secundários.

Em 2016 a American Airlines retirou 20 aviões MD-80 da sua frota em somente um dia.

Na frota da American Airlines os aviões da linha MD-80 serão substituídos pelos 737-800 NG, enquanto a American trabalha para substituir os 737-800 NG pelos 737 MAX 8. Dessa forma a companhia vai trabalhar com uma hierarquia dentro da sua frota.

O MD-80 deriva do DC-9, originalmente lançado pela Douglas em 1965, para concorrer com o 737-200 (Classic). Apelidado de Mad Dog, o MD-80 foi bastante modernizado para entrar no mercado na década de 80, ele é capaz de fazer pousos com o ILS CAT III ativado e também realizar procedimentos RNAV.

 

Cartão de embarque especial

A American Airlines criou um cartão de embarque especial para os fãs da companhia e do MD-80.

Esse cartão é no estilo retrô, e você pode personalizar com seu nome Clicando Aqui.

 

Funcionários da TWA lembram do MD-80

A retirada do MD-80 da American Airlines representa um fim da história para ex-funcionários da TWA, que trabalhavam com o MD-80.

Durante os anos 80, a American e a TWA usaram novíssimos MD-80 (na época) para competir entre si e com outras companhias aéreas em voos domésticos. Era a espinha dorsal das frotas domésticas de ambas as companhias aéreas naqueles anos e bastante comum em St. Louis.

Quando a American comprou os ativos da TWA, com sede em St. Louis, por falência, no início de 2001, os membros da equipe da TWA entraram na American, e os MD-80 das duas companhias passaram a fazer parte da mesma frota.

“Ao longo dos anos, provavelmente fiz mais de 100 voos nos MD-83 da TWA, que agora fazem parte de nossa frota”, disse Scott Dixon, agente de atendimento ao cliente.

Shiela Bachtell ingressou na TWA em 1968, em Los Angeles, como agente de reservas, planejando ficar seis meses e ganhar dinheiro suficiente para voltar à faculdade. “Eu peguei o vírus da aviação e me apaixonei absolutamente pelo meu trabalho”, disse ela nesta semana. Ela já foi da TWA, e agora trabalha na American Airlines.

Sheila agora trabalha como agente de atendimento ao cliente em St. Louis.

“Era uma família”, disse ela citando as operações da TWA com o MD-80 em St. Louis. “E ainda somos uma família. Todo mundo trabalhou juntos por mais de 40 anos – você cresceu com seus filhos, sabia quem estava grávida, quem estava tendo um bebê. [E anos depois], você sabia quem estava indo para a faculdade.”

St. Louis era um grande hub para a TWA, com mais de 300 voos por dia, muitos deles realizados com o MD-80.

“É um avião muito simples quando você pensa no que temos agora, com aviões mais novos e entregues com tomadas em todos os assentos e Wi-Fi de alta velocidade”, disse Sheila. De acordo com ela, os clientes adoraram a distribuição 2-3 no MD-80.

Apenas nesta semana, ela conversou com um cliente Executive Platinum que ela já viu várias vezes ao longo dos anos. “Ele me disse: ‘Esse era o meu avião. Não acredito que eles estão levando meu avião embora. As pessoas se sentem assim – é um objeto de metal, mas você sabe o que? .”

O último avião do modelo MD-80 construído na fábrica McDonnell Douglas em Long Beach, na Califórnia, foi entregue à TWA em dezembro de 1999. Esse mesmo avião, de matrícula N984TW, continuou voando para a American e será aposentado junto com o restante da frota amanhã.

Shiela estará no voo dos funcionários para Roswell, no Novo México, onde os MD-80 serão armazenados para a aposentadoria. “Será um momento agridoce ver isso acontecer”, disse ela.

Kevin King trabalha apoiando os membros da equipe na American’s Line Maintenance, em St. Louis.

“O MD-80 é o pão com manteiga da STL Tech Ops há décadas (unidade de manutenção), sua saída da lista de frotas da American será um marco significativo para todos os funcionários da American Airlines em St. Louis”.

 

Cronograma dos últimos voos com o MD-80:

Vale destacar o último voo, de numeração 80. 

Voar Encontro Saída Tempo Chegada Tempo
1449 3 de setembro GRR 1425 DFW 1606
2372 3 de setembro SAT 1955 DFW 2110
2257 3 de setembro MSY 1943 DFW 2122
1010 3 de setembro DFW 2034 STL 2218
267 3 de setembro DFW 2226 TUL 2329
2454 4 de setembro TIC 0500 DFW 0615
2180 4 de setembro AMA 0500 DFW 0618
2232 4 de setembro LBB 0500 DFW 0627
2586 4 de setembro PNS 0500 DFW 0656
2200 4 de setembro CLE 0540 DFW 0732
2891 4 de setembro VPS 0545 DFW 0754
2338 4 de setembro MFE 0615 DFW 0755
2540 4 de setembro OMA 0600 DFW 0758
2605 4 de setembro RDU 0600 DFW 0758
2326 4 de setembro DSM 0600 DFW 0800
2185 4 de setembro SAT 0700 DFW 0814
2500 4 de setembro CVG 0629 DFW 0802
1999 4 de setembro STL 0730 DFW 0924
1538 4 de setembro VPS 0719 DFW 0934
1038 4 de setembro TIC 0810 DFW 0937
2335 4 de setembro ABQ 0650 DFW 0938
80 4 de setembro DFW 09:00

 

 

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