No dia 4 de setembro a American Airlines vai aposentar seus últimos aviões McDonnell Douglas MD-80, um pouco antes do previsto pela companhia aérea.
O MD-80, também conhecido como Super 80, foi o principal avião da frota da companhia aérea nos anos 80.
Abaixo está a programação dos últimos voos com o “Mad Dog” antes de seus voos de transferência para o armazenamento em Roswell, no Novo México (ROW).
Vale destacar o último voo, de numeração 80.
Todos os cronogramas estão sujeitos a alterações com base nas necessidades operacionais da companhia.
Voar | Encontro | Saída | Tempo | Chegada | Tempo |
1449 | 3 de setembro | GRR | 1425 | DFW | 1606 |
2372 | 3 de setembro | SAT | 1955 | DFW | 2110 |
2257 | 3 de setembro | MSY | 1943 | DFW | 2122 |
1010 | 3 de setembro | DFW | 2034 | STL | 2218 |
267 | 3 de setembro | DFW | 2226 | TUL | 2329 |
2454 | 4 de setembro | TIC | 0500 | DFW | 0615 |
2180 | 4 de setembro | AMA | 0500 | DFW | 0618 |
2232 | 4 de setembro | LBB | 0500 | DFW | 0627 |
2586 | 4 de setembro | PNS | 0500 | DFW | 0656 |
2200 | 4 de setembro | CLE | 0540 | DFW | 0732 |
2891 | 4 de setembro | VPS | 0545 | DFW | 0754 |
2338 | 4 de setembro | MFE | 0615 | DFW | 0755 |
2540 | 4 de setembro | OMA | 0600 | DFW | 0758 |
2605 | 4 de setembro | RDU | 0600 | DFW | 0758 |
2326 | 4 de setembro | DSM | 0600 | DFW | 0800 |
2185 | 4 de setembro | SAT | 0700 | DFW | 0814 |
2500 | 4 de setembro | CVG | 0629 | DFW | 0802 |
1999 | 4 de setembro | STL | 0730 | DFW | 0924 |
1538 | 4 de setembro | VPS | 0719 | DFW | 0934 |
1038 | 4 de setembro | TIC | 0810 | DFW | 0937 |
2335 | 4 de setembro | ABQ | 0650 | DFW | 0938 |
80 | 4 de setembro | DFW | 09:00 |
O MD-80 foi durante muito tempo um dos principais aviões nos voos domésticos dos Estados Unidos, quando a Boeing não tinha nada comparável em tamanho e o 727 era muito antiquado e “gastão” para cumprir esses voos curtos. Desde a década de 1980 até o início dos anos 2000 esse foi um dos principais da frota da American Airlines.
Para ter noção, o pico da frota de MD-80 e -90 nos Estados Unidos foi atingido em 2000, com 683 aeronaves em operação. Só na American Airlines cerca de 362 desses operavam em sua frota em 2001, quando depois do pico, a frota foi diminuindo gradualmente, até registrar 45 aviões nos dias atuais.
Nos EUA o MD-80/90 só perdia para o Boeing 737, durante seu período de domínio, e mesmo dessa forma por uma vantagem pequena, que poderia ser descontada se a McDonnell Douglas não tivesse caído em uma crise financeira. Por lá a American foi a primeira grande companhia que firmou um contrato para encomendar o MD-80, mesmo assim com grandes ressalvas, visto que ela firmou um acordo de leasing que permitia devolver a aeronave após cinco anos de uso sem penalidade, ou antes com uma taxa de cancelamento baixa.
Inicialmente o MD-80 substituiria o Boeing 727 na frota da American Airlines, com capacidade semelhante, o avião da McDonnell Douglas conseguia ser 37% mais eficiente, em comparação com o concorrente de geração anterior. No final ela usou os aviões para expandir seus voos, ao encomendar 137 aviões dessa família, enquanto continuava operando com o 727 para destinos secundários.
Em 2016 a American Airlines retirou 20 aviões MD-80 da sua frota em somente um dia.
Na frota da American Airlines os aviões da linha MD-80 serão substituídos pelos 737-800 NG, enquanto a American trabalha para substituir os 737-800 NG pelos 737 MAX 8. Dessa forma a companhia vai trabalhar com uma hierarquia dentro da sua frota.
O MD-80 deriva do DC-9, originalmente lançado pela Douglas em 1965, para concorrer com o 737-200 (Classic). Apelidado de Mad Dog, o MD-80 foi bastante modernizado para entrar no mercado na década de 80, ele é capaz de fazer pousos com o ILS CAT III ativado e também realizar procedimentos RNAV.
*O MD-80, citado pelo editor acima, se trata de uma família de aeronaves, atualmente a American Airlines opera com o MD-82 e 83, mas o editor optou por compactar tudo como MD-80 para facilitar a leitura. Quando citamos MD-80 podemos se referir à família MD-80, a qual a American já operou muitas das aeronaves, ou também aos últimos aviões que restam em sua frota, da linha MD-82/83.
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