A American Airlines vai adquirir 50 aeronaves Airbus A321XLR, a nova versão de longo alcance do A321neo da Airbus.
O contrato de compra inclui a conversão de 30 pedidos da American para a versão padrão do A321neo, um pedido adicional para 20 aviões A321XLR também foi realizado.
A American Airlines comentou anteriormente sobre o A321XLR, e disse que era um bom avião para substituir o Boeing 757.
O A321XLR fornece cerca de 15% a mais de alcance de voo nas mesmas configurações do A321LR, e retira uma incômoda limitação da versão anterior que não permitia voo de boa parte dos países do oeste europeu para o leste dos Estados Unidos.
A nova aeronave tem um alcance máximo de aproximadamente 8700 km, quando configurada com 206 assentos no interior. Em comparação, o A321LR tem 7400km de alcance máximo nas mesmas condições.
Com esse lançamento a Airbus criou um eficiente substituto do Boeing 757, com a mesma filosofia de corredor único, e capacidade para até 240 passageiros em uma configuração de Classe Econômica. A Airbus promete uma economia de até 30% na queima de combustível por assento, em comparação com o Boeing 757.
A American, com sede em Fort Worth, Texas, é a maior operadora de aviões Airbus do mundo, com 422 aeronaves da fabricante europeia. Incluindo o anúncio de hoje, a American tem encomendas pendentes para 115 aviões A321neo e A321XLRs da Airbus.
O Airbus A321XLR poderá ser encomendado com motores CFM Leap-1A ou PW1100G, todos de nova geração. A aeronave é equipada de série com winglets e sistema fly-by-wire. O cockpit é o mesmo da família A320neo.
A nova aeronave estará disponível para entregas a partir de 2023, de acordo com a Airbus, e não tirará de linha o atual A321LR, que continua disponível para as companhias aéreas.
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