(Bloomberg) – A American Airlines e Gol estão negociando uma parceria que poderia integrar voos das duas companhias aéreas na América Latina, segundo duas pessoas próximas às negociações.

A American Airlines e GOL entraram em contato pela primeira vez no mesmo dia em que se tornou público que seus ex-parceiros, Latam Airlines e Delta Air Lines haviam fechado um acordo, disseram as pessoas, que não quiseram se identificar porque as conversas ainda são preliminares.

O fato de a GOL não fazer parte de nenhuma aliança global de companhias aéreas facilita a obtenção de um acordo, disseram as pessoas. As rotas das duas companhias aéreas também são altamente complementares.

A GOL, uma das principais companhias aéreas do Brasil, ajudaria a alimentar os voos internacionais da American Airlines e vice-versa. Não está claro o tipo de parceria que as duas empresas poderiam alcançar e não há garantia de que um acordo seja alcançado, disseram as pessoas.

No entanto, as duas companhias aéreas eram parceiras antes da American Airlines assinar um contrato de joint venture com a Latam, em 2016, e elas tinham um ótimo relacionamento comercial, disseram as pessoas.

“Estamos sempre conversando com parceiros”, disse uma porta-voz da American Airlines. A Gol não quis comentar. 

O acordo da American Airlines com a Latam foi barrado em maio pela Suprema Corte do Chile por causa de regras antitruste. Meses depois, a Delta concordou em vender sua participação de 9% na Gol como parte de acordo de US$ 2,25 bi com a companhia aérea de Santiago.

Tanto a Gol como a American Airlines estão conversando com outras companhias aéreas, de acordo com as pessoas, que não apontaram os nomes dessas outras empresas.

 

Via – Bloomberg