A American Airlines desistiu de encomendar o A330neo, depois de estudar uma proposta da Airbus para a aquisição de alguns aviões desse modelo.
Na frota da American Airlines o A330neo seria um substituto do Boeing 767 e dos 777-200 mais velhos, agora a companhia precisará decidir entre o Boeing 787 e o Airbus A350XWB.
A American Airlines já opera com o Boeing 787, e encomendou o Airbus A350-900, mas as entregas desse último vem sendo postergadas pela companhia.
Em vantagem, a Boeing agora disponibiliza três versões do 787, que podem transportar de 250 a 330 passageiros na configuração padrão oferecida pela fabricante. A American Airlines já opera as versões 787-8 e 787-9, sendo que para esse último ainda restam outras 7 aeronaves encomendadas.
Já para o Airbus A350-900 a American Airlines tem 22 aeronaves para receber entre 2020 a 2024.
A companhia aérea disse que ainda está em fase de decisão, e pode optar por cancelar o contrato com a Airbus, ou encomendar mais aeronaves.
Atualmente a frota da American Airlines é constituída por nove aviões A330-300, 15 A330-200, 23 Boeing 767-300ER, 47 Boeing 777-200, 20 777-300ER, 20 do modelo 787-8 e 14 do 787-9. Os A330-300 estão programados para se aposentar a partir de 2019.