No início de 2017 a American Airlines implementou uma nova classe em algum dos seus voos domésticos, a Basic Economy, entre as novidades dessa nova classe, além do preço ligeiramente menor, estava o serviço super reduzido.

A nova econômica mais simples não permite que o passageiro tenha um espaço no compartimento superior para malas de mão, o passageiro pode apenas transportar itens essenciais como documentos e celular. O passageiro também não pode alterar ou cancelar a passagem, escolher assentos no ato da compra, nem mesmo embarcar junto com a econômica comum.

Mas pelo menos parte dessas duras regras serão alteradas pela American Airlines a partir do dia 05 de setembro, a companhia vai permitir que o passageiro leve uma bagagem de mão, assim como os passageiros da Economy tradicional.

De acordo com a empresa, tamanha bondade é para aumentar a competitividade deste tipo de tarifa em comparação com outras Low Cost que operam nos EUA. As mais estruturadas Low Cost dos Estados Unidos oferecem esse serviço de bagagem de mão até no bilhete mais barato, enquanto a American Airlines precisava impor um preço mais baixo para permitir que o passageiro levasse sua bagagem.