American eVTOL Vertical
Imagem: Divulgação

A Vertical Aerospace, empresa que fabrica aeronaves para táxi aéreo no Reino Unido, anunciou que a American Airlines dos EUA fechou compromisso de compra para os primeiros 50 eVTOL.

No ano passado a companhia aérea norte-americana assinou a intenção de adquirir 250 aeronaves eVTOL, o anuncio foi feito em conjunto com a Virgin.

A American se tornou a primeira empresa aérea a firmar compromissos com pré-pagamento pelas aeronaves de mobilidade aérea vertical, a Vertical também vai receber cerca de US$ 25 milhões de investimentos da companhia dos EUA.

A Vertical está desenvolvendo o VA-X4, uma aeronave elétrica que pode transportar quatro passageiros e um piloto, e voar a velocidades de até 320 km/h, com um alcance de mais de 160 km somente com baterias.

Essas aeronaves podem transportar clientes rapidamente em torno dos centros urbanos das cidades e para aeroportos. A Vertical planeja realizar seu primeiro voo de teste do VA-X4 ainda este ano, com a certificação da aeronave já em 2024.

O VA-X4 ainda tem uma outra encomenda para 500 eVTOLs a partir da empresa de leasing Avolon. Desta forma a Vertical Aerospace é a fabricante desse tipo de aeronave “líder” neste momento, seguido pela Embraer, com a Eve.