ANAC autoriza abertura do primeiro aeroporto executivo do país

Aviação Executiva Gulfstream

O primeiro aeroporto executivo do país, construído pela iniciativa privada, recebeu nesta segunda-feira (2/12) autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para exploração comercial e abertura ao tráfego aéreo público.

Inscrita no cadastro da Agência como São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, a nova infraestrutura está localizada em São Roque, no estado de São Paulo, e poderá receber voos privados e de táxi-aéreo.

A autorização está amparada pelo Decreto n° 7.871, de 21 de dezembro de 2012, que permite a delegação da exploração de aeródromos civis públicos por meio de autorização.

A autorização concedida pela ANAC tem validade de 10 anos e pode ser renovada. Também fica sob responsabilidade do operador aeroportuário a observância da legislação e regulamentação técnica aplicáveis aos aeródromos civis públicos e às operações de tráfego aéreo. Essa delegação não dispensa nem substitui a exigência de obtenção, pelo operador do aeroporto, de alvarás, licenças e autorizações necessárias à sua operação e construção, além daquelas exigidas pelas autoridades aeronáuticas. 

As características cadastrais do aeródromo estão disponíveis na Lista de Aeródromos Públicos Civis Cadastrados, no site da ANAC.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.