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ANAC exigiu treinamento sobre o novo sistema anti-stall do Boeing 737 MAX

ANAC Boeing 737 MAX

Em meio a uma polêmica sobre o programa de treinamento de pilotos para o Boeing 737 MAX, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) declarou para a Reuters que exigiu da GOL Linhas Aéreas, única operadora do 737 MAX no Brasil, o treinamento dos pilotos para a nova funcionalidade anti-stall da aeronave.

Esse treinamento engloba o sistema de autocompensador existente no 737 MAX, e que não tinha na geração anterior, o 737 NG. Neste caso, se o avião detecta um ângulo de ataque excessivo ele automaticamente comanda o nariz para baixo, por 10 segundos no voo manual e no caso de voo com piloto automático até compensar o ângulo.

A Boeing disse que colocou esse sistema automático pois o 737 MAX ficou mais propenso à problemas relacionados ao estol (perda de sustentação) em alto ângulo de ataque devido aos novos motores com maior carenagem e tamanho, além das alterações nas asas.

Logo após o acidente com o avião da Lion Air, um 737 MAX 8, um Sindicato de Pilotos dos Estados Unidos indicou que a FAA (órgão regulador de segurança da aviação nos EUA) não exigiu o treinamento dessa função específica no simulador, apesar de ter colocado o procedimento para desacoplar o autocompensador nos materiais teóricos.

A suspeita atualmente é que uma falha no sensor do ângulo de ataque levou os pilotos do Boeing 737 MAX a uma luta com o sistema de voo, por não haver noção do que estava acontecendo na cabine de comando. No voo anterior, que também teve o mesmo problema, a tripulação relatou que o manual de soluções de problemas em voo foi consultado, e o autocompensador foi desacoplado, desta forma o comandante conseguiu seguir com o curto voo de quase uma hora até o destino.

Atualmente a FAA e a Boeing estão estudando a necessidade de mudanças no software, bem como revisões dos procedimentos de treinamento e operação no 737 MAX. A Boeing já emitiu uma nota, dias após o acidente, avisando os pilotos sobre o sistema de autocompensador do trim, e como lidar com o mesmo caso algum sensor apresentasse uma falha durante o voo.

 

Via – Reuters

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 737-MAX, ANAC, Boeing, FAA