Cockpit Embraer E-jet
Foto: Embraer/Divulgação

No dia 22 de maio a ANAC do Brasil publicou uma Diretriz de Aeronavegabilidade envolvendo a atualização de aviões Embraer E-Jet de primeira geração, voltado para o sistema de aviônicos da Honeywell.

De acordo com as informações da Diretriz publicada pela ANAC, o sistema de aviônicos pode dar indicações errôneas de altitude durante um voo. O erro de informação sobre a altitude acontece em condições meteorológicas adversas, onde há diferenças de dados na comunicação dos sistemas de aviônicos da aeronave.

Apesar disso, a Honeywell conseguiu resolver o problema com somente uma atualização de software do sistema Primus Epic, onde os usuários dos aviões devem instalar uma nova versão do software, disponibilizada pela Honeywell em 18 meses.

As instruções do DA, que você pode conferir Clicando Aqui, indicam qual versão do software será instalada, dependendo do modelo da aeronave e da versão que está instalada no momento da atualização.

A decisão da ANAC é a primeira, visto que a Agência é responsável pela certificação do avião, e deve ser replicada pela FAA e a EASA, além de outras agências de regulamentação da aviação dependendo do país.

No DA a ANAC disse:

Foi constatado em campo um caso de seleção não comandada de parâmetro de correção barométrica em ambos os displays primários (PFD) devido ao design da arquitetura de comunicação de dados dos módulos Control I/O, entre o controlador dos displays e o sistema de dados do ar. Devido à possibilidade de indicações errôneas de altitude para ambos os pilotos combinadas com possíveis condições meteorológicas adversas aumentarem a carga de trabalho da tripulação, podendo interferir em tomadas de decisão em fases críticas do voo, esta condição é considerada insegura.

Atualizações são normais durante o ciclo de vida de uma aeronave, seja de componentes ou de software, como nessa situação. As atualizações podem incrementar funções, corrigir bugs ou outros pequenos erros notados pelos pilotos durante a operações com um modelo de aeronave específico.