ANAC irá auxiliar o transporte aéreo de vacinas contra a Covid-19

Fonte - Força Aérea Brasileira/Divulgação

A utilização do transporte aéreo na distribuição de vacinas e insumos para a campanha de vacinação contra a Covid-19 é estratégica e necessária para garantir que todos os estados recebam a medicação com segurança e eficiência.

Para viabilizar esse transporte, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou às empresas aéreas, agentes públicos, laboratórios e demais envolvidos ajuda com as ações que forem necessárias para viabilizar o transporte das vacinas no país.

O objetivo da Agência é estruturar um conjunto de ações, orientações e medidas para apoiar processos que garantam a facilitação do transporte aéreo de vacinas, de insumos de saúde e de produtos necessários para viabilizar campanhas de vacinação.

A ANAC prestará suporte às empresas aéreas e operadores aeroportuários para que haja fluidez no transporte e chegada das vacinas, garantindo que elas sejam transportadas de forma segura e com celeridade dentro dos padrões estipulados internacionalmente para o setor.

Para isso, a Agência está participando de discussões com outras autoridades competentes e com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para discutir medidas adicionais e regulatórias que possam ser necessárias para a fluidez desse transporte.

Medidas já vigentes no setor

Dentre as medidas já adotadas pela ANAC para minimizar os efeitos causados pela pandemia e que podem auxiliar o transporte das vacinas, destacamos a autorização especial para o transporte de cargas na cabine de passageiros (clique no link para acessar) e a liberalização temporária do direito de tráfego de 7ª liberdade (clique no link para acessar), que facilita e desburocratiza o transporte de carga entre países membros da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC). 

Acesse aqui (clique no link para acessar) para ver todas as medidas decretadas pela ANAC com o propósito de minimizar os impactos causados pela pandemia.


 

DEIXE UMA RESPOSTA