ABEAR Aviação ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está trabalhando para divulgar as especificações operativas e a lista das capacidades certificadas das Organizações de Manutenção de forma eletrônica.

A medida é um passo para viabilizar a automação das etapas do processo de aprovação de modificação de capacidade técnica, trazendo agilidade e transparência das informações de organizações de manutenção.

A proposta está alinhada com o Programa Voo Simples que tem como objetivo a modernização e desburocratização da aviação civil.

A disponibilização das informações de forma simples no site da ANAC também amplia a publicidade das organizações de manutenção certificadas, apoiando o desenvolvimento do setor e promovendo a segurança da aviação.

Assim como o aplicativo Voe Seguro (clique no link para acessar), que possibilita ao cidadão contratar um serviço de transporte certificado e seguro, um sistema de consulta de organizações de manutenção certificadas também garante que o operador contrate serviços confiáveis. Além de assegurar a manutenção adequada das aeronaves, a publicidade das organizações certificadas protege o mercado de concorrentes irregulares.

O primeiro passo para implantação da divulgação eletrônica das capacidades é a estruturação dos dados.

A ANAC já enviou ofício às Organizações de Manutenção certificadas solicitando informações para compor o sistema. Adicionalmente, será enviada mala direta com os procedimentos a serem adotados.

Trata-se de um esforço conjunto inicial da Agência e dos entes regulados para a evolução segura da aviação civil brasileira.

 

Via: ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA