ANAC reabre banca de provas para todas as categorias

Seguindo cronograma baseado em fases para a reabertura da banca de provas teóricas da ANAC, foi publicada hoje, 24/07, a Portaria nº 1.852, que estabelece as regras para a volta da atividade. Nesta segunda fase, os exames da Agência serão destinados a todas as categorias, mas ainda serão executados em caráter emergencial e com número de localidades reduzido. Na terceira fase de reabertura, as localidades serão ampliadas, podendo chegar a 45 cidades atendidas por meio de parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 Devido ao caráter emergencial pela pandemia do novo coronavírus, é recomendado aos candidatos que avaliem a necessidade de realização dos exames nesta segunda fase, para que casos mais urgentes possam ser devidamente atendidos e para que não haja deslocamentos desnecessários durante este período de isolamento social.

Os agendamentos terão início no dia 3 de agosto de 2020, com prioridade para os agendamentos já realizados antes do fechamento das salas de provas. A partir de 21 de agosto de 2020, serão agendados os pedidos de exames ainda não confirmados e demais pedidos, conforme a ordem de recebimento. As cidades com salas de provas abertas são: Brasília; Campo Grande; Curitiba; Porto Alegre; Recife; Rio de Janeiro; e São Paulo.

Foto – Divulgação

A Agência também ampliará os locais de provas para a aplicação da banca da ANAC por meio de uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A vigência deste contrato está prevista na terceira fase da reabertura da banca de provas e depende da normalização das atividades educacionais presenciais no país. A suspensão da aplicação de exames foi adotada em conformidade com as orientações sanitárias divulgadas pelo governo de suspender as atividades presencias ligadas à educação, por causa da disseminação do novo coronavírus. Oportunamente, a ANAC irá divulgar os detalhes desta parceria e a lista com as  cidades que contarão com a aplicação dos exames. 

Acompanhe abaixo como se inscrever e fazer a prova:

*Passo a passo do candidato* 

  1. Número do CANAC em mãos e comprovante da GRU paga, conforme o código do seu exame. A Guia de Recolhimento da União – GRU deve ser gerada no sistema da  ANAC, aqui: http://www2.anac.gov.br/gru.asp
  2. Inscrição no sistema da Agência, mediante requerimento do interessado à Coordenadoria de Exames usando o formulário padrão, conforme instruções contidas na IS 00-003G;
  3. No requerimento de inscrição deve ser indicada apenas uma das salas de provas constantes na Portaria nº 1852 e indicadas até três datas e respectivos turnos (manhã ou tarde) de preferência do interessado para a realização do exame teórico.
  4. O interessado será notificado do agendamento do exame teórico por meio eletrônico e na forma estabelecida no Comprovante de Inscrição, observado o disposto na IS 00-003G;
  5. No dia da prova, chegar com antecedência de no mínimo 15 minutos do horário marcado para fazer o exame, usando máscara de proteção, com vestimentas adequadas, e portando documento de identificação e sua foto ¾ – caso não tenha CHT Digital;  
  6. O resultado oficial será disponibilizado ao candidato após o término do exame.
  7.  A leitura deste passo a passo não substitui a leitura integral da Portaria nº 1.852  e da IS 00-003G 

*Importante*


A ANAC reforça que todas as medidas sanitárias adequadas estão sendo adotadas na aplicação das provas, tanto para a proteção dos candidatos quanto para os servidores da Agência. Solicitamos que todos os candidatos sigam as medidas sanitárias publicadas na Portaria nº 1.852 e exigidas para a realização dos exames.

Os exames práticos estão sendo executados normalmente, conforme a disponibilidade das escolas de aviação civil, que seguem os respectivos decretos municipais e estaduais para funcionamento. 

Fonte: ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA