Anfíbio chinês AG600 faz sua primeira decolagem a partir do mar

AG-600 Foto fornecida para chindaily.com.cn

A maior aeronave anfíbia do mundo, o chinês AG600, fez seu primeiro voo a partir do mar. Tal voo aconteceu em Qingdao, ontem domingo (26/07). O AG600 fez teste durante seu voo de aproximadamente 31 minutos.

A notícia foi informada pela Corporação da Indústria de Aviação da China. O teste mostrou que a aeronave pode decolar a partir de águas com ondas e em ambientes corrosivos com alta salinidade.

Mas ainda faltam vários testes para que o AG600 entre em operação. Quando isso acontecer o avião poderá operar em missões de combate a incêndios florestais, resgate marítimo e demais missões.

No mês de maio já era esperado pelos chineses que a aeronave fizesse seu primeiro voo por meio aquático. Entretanto, o hidroavião fez seu primeiro voo em dezembro de 2017 em Zhuhai, na província de Guangdong, no sul da China. 

Com 37 metros de comprimento e envergadura de 38,8 metros, o AG600 tem aproximadamente o tamanho de um Boeing 737. Alimentado por quatro motores turboélice WJ-6 projetados domesticamente, ele tem um peso máximo de decolagem de 53,5 toneladas. Essas especificações o tornam o maior avião anfíbio do mundo, superando o japonês ShinMaywa US-2 e o russo Beriev Be-200.

DEIXE UMA RESPOSTA