Reprodução em imagem de TV- Caças SU-30K

A Bielorrússia concluiu a transferência de 12 unidades de caças SU-30K modernizados para a Angola, a entrega teria acontecido em abril, segundo à TASS (Agência de Notícias Russa). A entrega dos caças foi feita pela 558ª Fábrica de Reparação de Aviação da Bielorrússia (ARZ), em Baranavichy.

A Força Aérea da Angola já havia recebido unidades do SU-30 em 2013, fazendo assim um renovação da sua força aérea, contudo foi preciso uma outra etapa de modernização, e essa ficou a cargo da 558ª Fábrica de Reparação de Aviação da Bielorrússia (ARZ).

“Em abril deste ano, dois caças Su-30K foram entregues em dois voos de um avião de transporte para Angola. Assim, a 558ª ARZ concluiu o contrato para a revisão de 12 aeronaves Su-30K para a Força Aérea de Angola, que foi realizada em coordenação com a Rosoboronexport JSC”, disse Alexander Vorobey.

O Su-30K angolano é baseado nos novos caças Su-30SM. Eles estão equipados com 12 pontos para armas e podem usar mísseis guiados, como o antinavio X-31A, anti-radar X-31P, e ar-ar RVV-AE.

Com a chegada dos caças a Angola também recebeu um simulador de SU-30K, para o melhor treinamento dos pilotos.