A Irkut transportou recentemente uma fuselagem do MC-21-300 para o aeródromo de Zhukovsky, em Moscou, onde passará por testes de fadiga.

A fuselagem foi transportada para Zhukovsky (perto de Moscou) em um cargueiro de grande porte, o Antonov An-124, gerando essa impressionante e curiosa imagem. Pelo visto a Rússia não precisa do Beluga nem do Dreamlifter para esse serviço.

A Irkut vai trabalhar em conjunto com o Instituto Central de Aero-Hidrodinâmica para adaptar essa fuselagem aos testes estáticos de pressurização, que mede a quantidade de ciclos que essa aeronave aguenta. Cada ciclo representa uma decolagem e um pouso, ou seja, cada vez que a aeronave pressuriza e despressuriza.

O teste vai realizar 180 mil ciclos de uso dessa fuselagem, muito superior à expectativa máxima de operação da estrutura ao longo de sua vida, que deve ser submetida a no máximo 70 mil ciclos.

Essa é a terceira fuselagem do MC-21 produzida pela Irkut, as outras duas equiparam aviões de testes. A empresa também está trabalhando na montagem de uma quarta aeronave, que fará parte da frota de testes.

 

O MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.


Foto – UAC

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.

DEIXE UMA RESPOSTA