Antonov An-124 leva grande satélite para a SpaceX

Antonov An-124

A SpaceX, através de uma divisão da Airbus, fretou um Antonov An-124 para transportar um satélite de 5 toneladas até o Kennedy Space Center, local onde a empresa de Elon Musk lançará o satélite.

O An-124 decolou de Biagnac, em Toulouse, França, pousando no aeroporto NASA Shuttle Landing Facility, conhecido também por apoiar as operações do Space Shuttle, quando este estava ativo.

Essa também foi a maior carga espacial já transportada pela Antonov Airlines no avião da própria empresa, o An-124. Com o contêiner, o satélite pesava 55 toneladas, de acordo com a companhia cargueira.

O contêiner que levou o satélite Türksat 5A foi especialmente projetado pela Airbus, que também administrou a logística de todo o transporte. O Türksat 5A é equipado com transponders de banda Ku para fornecer serviços de telecomunicações à Turquia.

Foguete Falcon 9. Foto – SpaceX

O satélite foi fabricado pela Airbus, e pelo peso, deverá ser lançado por um foguete Falcon 9. A programação da SpaceX é lançar o satélite em janeiro, através de um foguete Falcon 9 Full Thrust.

A SpaceX não tem ainda uma programação completa do lançamento com esta encomenda, mas a empresa também deve lançar nos próximos meses outros satélites produzidos pela Airbus.

Uma publicação da Antonov Airlines cita que é um satélite de 55 toneladas da SpaceX, mas na verdade outras fontes citam o satélite geoestacionário Türksat 5A, de 5 toneladas, como a carga enviada da Airbus para a SpaceX.


 

DEIXE UMA RESPOSTA