Recentemente a Antonov Airlines teve um novo desafio logístico para os seus An-124. A aeronave transportou da Gana para a Índia um pesado rotor de um gerador de energia, que pesa 54 toneladas.

O rotor tem 10,5 metros de comprimento, por 3,89 de largura e 4,13 metros de altura. A peça foi levada de Gana (Accra) para a Índia (Mumbai) somente para reparos, e deve retornar em um Antonov An-124 para o mesmo local de partida.

O cargueiro utilizou equipamentos de carga projetados por sua equipe interna de engenharia, enquanto os guindastes externos para carga e descarga no aeroporto foram contratados pela Rhenus Project Logistics USA.

O embarque da carga exigiu um grande trabalho cuidadoso da equipe de solo, para balancear todo o conjunto e evitar danos nas pás durante a entrada do rotor na aeronave.

“Esta operação de transporte exigiu uma preparação bem coordenada e ações de ambos os parceiros para voar com segurança uma carga tão grande e pesada”, disse Vladyslav Ishchuk, executivo comercial da Antonov Airlines.

Ele acrescentou: “A Antonov Airlines demonstrou sua flexibilidade ao fornecer a aeronave AN-124 nas datas exigidas durante um período extremamente movimentado para o cliente, a fim de minimizar qualquer interrupção que pudesse ter ocorrido”.