Antonov An-124
Foto: Antonov Airlines/Divulgação

A Antonov Airlines utilizou um An-124 para transportar um novo satélite da Turquia, o Turksat 5B. O cargueiro gigante realizou um voo direto de Toulouse, na França, para a Flórida, nos EUA.

O satélite lançado em dezembro tem uma dimensão de 14,69 m de comprimento, 5,45 m de largura e 4,36 m de altura será em breve lançado pela SpaceX a partir do Kennedy Space Center, localizado também na Flórida. O peso total da carga, com o contêiner incluído, é de 60 toneladas.

“Um guindaste externo em conjunto com o guindaste a bordo e o guincho do AN-124-100 foi usado para carregar e descarregar o contêiner, bem como equipamento de carregamento especial projetado e fabricado pelos engenheiros internos de Antonov”, disse Sergii Belozerov, apontando a necessidade de equipamentos de solo especiais para movimentar uma carga deste tamanho.

A Antonov Airlines transportou nos últimos meses três cargas envolvendo satélites, colocando a empresa como uma das principais transportadoras deste tipo de componente.

“A experiência da equipe técnica e dos engenheiros da Antonov Airlines garante o transporte suave e eficiente dessa carga delicada e única”, disse Sergii Bilozerov, Executivo Comercial da Antonov Airlines.

A SpaceX lançou o satélite Turksat 5B no dia 18 de dezembro a partir do Cabo Canaveral. Você pode conferir o lançamento do foguete Falcon 9 no vídeo abaixo:

A nova geração de satélites Turksat vão ampliar, por etapas, a capacidade de comunicação da Turquia por 35 anos no total. O Turksat 5B foi projetado para operar em órbita geoestacionária por 15 anos, apesar de normalmente satélites deste porte conseguirem operar por 3 a 4 anos além da “expectativa de vida” de 15 anos.

Toda a nova geração é diretamente financiada pelo Governo da Turquia, com 25% da construção acontecendo no próprio país. O projeto é uma parceria da Airbus Defence and Space e a Turkish Aerospace Industries.

 

Sobre o Antonov AN-124

O Antonov AN-124-100 é considerado o segundo maior avião de carga do mundo, perdendo apenas para o AN-225, também da Antonov. O cargueiro mede 68,9 metros de comprimento e pode embarcar até 150 toneladas de cargas.

O cargueiro ucraniano Antonov An-124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.

A cabine de carga é pressurizada e conta com um volume total de 1.050 m³. Com essas características, transporta diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões.

Uma outra curiosidade desta aeronave é que ela conta com um trem de pouso equipado com 24 rodas e permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento. Além disso, possui duas entradas de carga, ambas com rampas de entrada.

A aeronave é conhecida como o pai do maior cargueiro do mundo, o Antonov An-225, que tem 88 metros de envergadura e seis motores, ao contrário do An-124 que conta com quatro motores.

 

DEIXE UMA RESPOSTA