Antonov An-225: vídeo mostra a última operação do gigante cargueiro

Antonov An-225

Conhecido por pilotar o icônico e agora o finado Antonov An-225, o comandante Dmytro Antonov divulgou um vídeo de encher os olhos com os detalhes da última operação do gigante cargueiro dias antes do início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O vídeo mostra o voo ADB3120 entre o aeroporto dirnarmaques de Bilund e Gostomel, nas proximidades de Kiev, local que infelizmente foi palco de conflitos entre as tropas russas e ucranianas, vitimando o lendário An-225 “Mriya”.

Além disso, no início do vídeo, Dmytro Antonov realiza um emocionante discurso sobre o marcante voo que teve duração de pouco mais de duas horas, e dá detalhes sobre um memorial que será construído para homenagear um dos aviões mais icônicos da história da aviação.

Para os amantes do An-225, o vídeo abaixo mostra Dmytro Antonov em ação na última operação com o gigante soviético, é possível ouvir a comunicação via rádio entre a tripulação do avião e a torre de comando, bem como topa a preparação antes da decolagem.

Por se tratar da primeira parte das operações, em breve será lançado um segundo vídeo, provavelmente mostrando o último pouso do An-225 antes do seu descanso eterno forçado.

Mesmo com diversas informações sobre a guerra na Ucrânia, é desconhecido se a aeronave foi destruída pelos russos ou ucranianos, principalmente pelo de o aeroporto de Gostomel ter sido tomado pelos russos, porém, o local foi alvo de uma ofensiva das tropas ucranianas para recuperar o local.

Veja abaixo o que restou do Antonov An-225: 

 

Antonov An-225: A maior aeronave do mundo

Produzido no final da década de 1980, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar suporte ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran.

Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988.

No início dos anos 2000, o An-225 passou por uma modernização, passando a se tornar a maior aeronave com maior capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então. 

Foto: Emmanuel Schawaller/Via Antonov

Curiosamente, apesar de ter apenas um An-225 produzido, uma segunda unidade do modelo chegou a ter a sua fuselagem construída, mas a sua conclusão nunca foi levada adiante pela Antonov por questões orçamentárias, deixando em aberto a possibilidade da existência de mais um gigante nos ares. 

O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.

A aeronave tem 88 metros somente de envergadura (asa). Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação Clicando Aqui.

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: An-225, Antonov, Antonov Airlines, Antonov An-225, conflito, Rússia, Ucrânia

Sair da versão mobile