Antonov An-124

Um avião dividido em seis partes foi embarcado em um An-124 da Antonov Airlines, no início deste mês de maio em Viracopos, Campinas (SP). Uma operação especial foi montada com apoio da empresa DB Schenker e contou com o transporte pela aeronave de matrícula UR-82007.

Todo o projeto de transporte durou uma semana para a execução. A carga foi uma encomenda da Embraer, para entregar componentes de montagem do Phenom 300 nos Estados Unidos.

Por isso o voo foi operado decolando de Viracopos e pousando em Miami.

A carga foi embalada em seis engradados de madeira, que incluíam seções de asa de 15 metros e duas seções de fuselagem medindo 12 metros. Devido às grandes dimensões da carga, um equipamento de carregamento especial foi projetado e fabricado pela Antonov Airlines. Além disso, a operação exigiu a utilização de dois guindastes externos e empilhadeiras para carregar e descarregar a carga.

“Graças à experiência de nossos engenheiros, fortes canais de comunicação com o cliente e à flexibilidade de ambas as partes nas soluções para transporte de carga, a Antonov Airlines foi capaz de planejar e entregar essa carga dentro de um prazo apertado com a maior segurança padrões”, disse a empresa.

Foto: Antonov Airlines/Divulgação

“Foi uma operação muito desafiadora pelo tamanho e delicadeza da carga em si, além do pouco tempo que tivemos entre o recebimento da demanda e o cumprimento da necessidade exigida. Mas, graças à equipe excepcional da DB Schenker Airfreight, juntamente com a experiência dos profissionais da Antonov Airlines, fomos capazes de fornecer um serviço confiável e bem-sucedido ao cliente final”, disse Alvaro Zanella, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Operações de Frete Aéreo da DB Schenker.

O Antonov An-124 pode levar grandes estruturas em seu interior, e consegue transportar cargas massivas, com 150 toneladas.