Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Itapemirim ITA Transportes Aéreos
Foto: Itapemirim/Divulgação

Em trâmites finais para o lançamento da companhia aérea Itapemirim Transportes Aéreos, o Grupo Itapemirim, realiza nesta semana os voos de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para obtenção do Certificado de Operador Aeronáutico (COA).

Apenas com a equipe operacional a bordo, as simulações dos voos acontecem entre os dias 12 e 15 de abril nos aeroportos de GRU (São Paulo), CNF (Belo Horizonte), SSA (Salvador) POA (Porto Alegre) e GIG (Rio de Janeiro).

Vale ressaltar que esses voos não representam necessariamente a malha de voos regulares da companhia, são apenas rotas pré-estabelecidas pela ANAC para o processo de certificação.

O avião de matrícula PS-SPJ será o responsável por realizar esses voos, que já estão programados para os dias 12, 13, 14 e 15 de abril. Você pode conferir o cronograma de todos os voos de certificação no final desta matéria.

“Chegamos na etapa final para a concretização da companhia aérea e estamos muito felizes com tudo o que conquistamos até aqui. Completaremos nosso cronograma para obtermos as certificações junto à ANAC dentro do prazo planejado”, comenta Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim.

Esses voos de certificação não significam que a Itapemirim será imediatamente habilitada a realizar voos comerciais regulares. A ANAC ainda precisará fazer mais análises, e se necessitar, a Itapemirim terá que realizar mais voos de certificação.

Essa é a quarta parte da certificação para a emissão do COA (Certificado de Operador Aéreo). Ao todo o processo é dividido em cinco partes, sendo a última resultante na emissão do COA, logo, podemos dizer que a Itapemirim está bem próxima de iniciar as suas operações.

 

O que esperar da Itapemirim?

A proposta da Itapemirim Transportes Aéreos é oferecer aeronaves com maior espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado. O avião deverá ganhar cerca de 162 assentos, a mesma configuração confortável operada anteriormente pela Avianca Brasil.

Em sua fase inicial a companhia espera operar com até 10 aviões do modelo Airbus A320ceo, ainda em 2021. Contudo, a meta no longo prazo é ter uma expansão para até 50 aviões, de acordo com uma entrevista da companhia ao Portal Aeroflap.

Nos últimos dados divulgados pela Airbus, para o mês de março, a empresa lista quatro aviões Airbus A320ceo na frota da Itapemirim, apesar de somente um estar no Brasil neste momento.

A empresa tem como meta integrar ônibus com aviões, utilizando toda a frota do Grupo Itapemirim. Um acordo já foi realizado em Minas Gerais, para implementar algumas linhas partindo direto dos Aeroporto de Confins (Clique Aqui para ver mais).

“A Itapemirim deixa de ser uma empresa de ônibus e passar a ser uma empresa de conexão de pessoas e de modais, estimulando o desenvolvimento regional”, disse o presidente da Itapemirim, Sidnei Piva, em reunião com governantes.

A companhia terá como bases iniciais os aeroportos de Guarulhos e Confins, realizando voos no centro-oeste, sul e sudeste do Brasil.

 

Como acompanhar em vídeo pela internet?

Atualmente temos a transmissão ao vivo a partir de alguns aeroportos brasileiros, como divulgado pelo Portal Aeroflap nas últimas semanas. Desta forma é possível acompanhar os pousos e as decolagens do avião da Itapemirim, durante os voos de certificação.

Em Guarulhos é possível acompanhar ao vivo as operações pelos canais Golf Oscar Romeo e SBGR. Abaixo deixamos a transmissão ao vivo de cada canal:

https://youtu.be/bmrq8lBr35I

Já no Aeroporto do Galeão é possível assistir a transmissão ao vivo do canal Aviation TV:

Para acompanhar o rastreamento dos voos pelo FlightRadar 24, o rastreamento de cada um deles, é só Clicar Aqui.

 

Confira abaixo os voos previstos para esse período de certificação:

11 de Abril

Voo de Translado

  • São José dos Campos (SJK) – Guarulhos (GRU) – IPM 9000

Decolagem de SJK: 17h40

Pouso em GRU: 18h20

 

12 de Abril

Primeiro voos do processo de certificação

  • Guarulhos (GRU) – Confins (CNF) – IPM 9002

Decolagem de GRU: 10h00

Pouso em CNF: 11h00

  • Confins (CNF) – Guarulhos (GRU) – IPM 9003

Decolagem de CNF: 13h40

Pouso em GRU: 14h40

  • Guarulhos (GRU) – Galeão (GIG) – IPM 9004

Decolagem de GRU: 15h40

Pouso no GIG: 16h30

  • Galeão (GIG) – Guarulhos (GRU) – IPM 9005

Decolagem do GIG: 18h00

Pouso em GRU: 18h50

 

13 de Abril

  • Guarulhos (GRU) – Salvador (SSA) – IPM 9006

Decolagem de GRU: 10h00

Pouso em SSA: 11h30

  • Salvador (SSA) – Guarulhos (GRU) – IPM 9007

Decolagem de SSA: 14h30

Pouso em GRU: 16h00

 

14 de Abril

  • Guarulhos (GRU) – Porto Alegre (POA) – IPM 9008

Decolagem de GRU: 11h50

Pouso em POA: 13h20

  • Porto Alegre (POA) – Guarulhos (GRU) – IPM 9009

Decolagem de POA: 14h45

Pouso em GRU: 16h15

 

15 de Abril

  • Guarulhos (GRU) – Galeão (GIG) – IPM 9010

Decolagem de GRU: 10h00

Pouso no GIG: 10h50

  • Galeão (GIG) – Guarulhos (GRU) – IPM 9011

Decolagem de GIG: 12h35 

Pouso em GRU: 13h25

  • Guarulhos (GRU) – Confins (CNF) – IPM 9012

Decolagem de GRU: 14h30

Pouso em CNF: 15h30

  • Confins (CNF) – Guarulhos (GRU) – IPM 9013

Decolagem de CNF: 17h50 

Pouso em GRU: 18h50

  • Guarulhos (GRU) – São José dos Campos (SJK) – IPM 9014

Decolagem de GRU: 19h20

Pouso em SJK: 20h00