SpaceX
SpaceX Falcon 9 - Foto: REUTERS/Joe Skipper

Cerca de seis dias após lançar satélites Starlink ao espaço, a SpaceX marcou mais um lançamento para esta quinta-feira (11/03).

Este deve ocorrer às 05h10, no horário de Brasília. O lançamento deve ocorrer a partir do Pad-40 do Kennedy Space Center, na Flórida, utilizando um foguete Falcon 9.

O primeiro estágio foi utilizado anteriormente em uma missão transportando os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley para a Estação Espacial Internacional, na ANASIS-II, CRS-21, Transporter-1 e uma missão Starlink.

Metade da carenagem do Falcon 9 voou anteriormente nas missões ANASIS-II e SXM-7, e a outra metade foi anteriormente utilizada no lançamento do Sentinel-6A.

Após a separação dos estágios, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 no droneship que estará localizado no Oceano Atlântico. 

O lançamento será transmitido ao vivo (veja o vídeo acima) e começará alguns minutos antes do lançamento.

 

Starlink no Brasil

Starlink SpaceX

A SpaceX abriu a Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda. A empresa brasileira, que pode ser uma divisão da Starlink, foi cadastrada na Receita Federal em dezembro do ano passado.

O Brasil é um dos países em que os usuários podem fazer o pré-cadastro no site da empresa para a assinatura do serviço. De acordo com a empresa norte-americana, o serviço de internet no Brasil deve começar até o final de 2021.

No entanto, para esse serviço acontecer no Brasil ainda é necessário a aprovação da Anatel para realizar o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).

Atualmente mais de 1100 satélites Starlink estão em órbita.