Antonov An-225
Foto: Antonov Airlines

Conhecido como o maior avião do mundo, o Antonov An-225 “Mriya” chama a atenção por tamanha robustez no seu design e complexidade durante as suas operações. 

Contudo, ver um An-225 de perto acaba tornando-se um espetáculo à parte, atraindo uma multidão para acompanhar de perto os procedimentos de pousos e decolagens do gigante soviético. 

A prova disso foi a sua operação no último domingo (9/1), quando a aeronave efetuou um pouso atravessando um nevoeiro, e em seguida, deixando uma lacuna aberta no céu após a sua passagem para o delírio dos que estavam presentes no aeroporto de Rzeszow (RZE), na Polônia.

Veja o momento abaixo sob a visão do comandante Dmytro Antonov:

No vídeo abaixo podemos ver vários curiosos que se juntaram, apesar do frio e da neblina, para o pouso do maior avião do mundo.

No último final de semana, o gigante realizou uma série de voos ao decolar de Kiev para Tianjin (TSN), na China, onde a aeronave seguiu para Instanbul, na Turquia, seguindo posteriormente para Reszow.

Apesar do pouso espetacular em Rzeszow, a Antonov Airlines soltou um comunicado anunciando que os parafusos que fixam os sensores no do trem de pouso do An-225 quebraram, não comprometendo a segurança operacional da aeronave. 

Apesar do incidente, a aeronave ficou dois dias em solo na Polônia e neste momento enquanto a matéria é publicada, a aeronave está em voo novamente para Tianjin, na China (clique aqui para acompanhar o voo em tempo real). 

Antonov An-225
Foto: Flightradar24

 

Antonov An-225: maior Aeronave do mundo

 

Antonov An-225
Foto: Emmanuel Schawaller/Via Antonov

Produzido no final da década de 1980, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar suporte ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran.

An-225 Antonov
‎Antonov An-225 durante um voo de demonstração no Show Aéreo de Paris de 1989 Foto: Ralf Manteufel (GFDL 1.2)

Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988.

No início dos anos 2000, o An-225 passou por uma modernização, passando a se tornar a maior aeronave com maior capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então. 

Curiosamente, apesar de ter apenas um An-225 produzido, uma segunda unidade do modelo chegou a ter a sua fuselagem construída, mas a sua conclusão nunca foi levada adiante pela Antonov por questões orçamentárias, deixando em aberto a possibilidade da existência de mais um gigante nos ares. 

O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.

A aeronave tem 88 metros somente de envergadura (asa). Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação Clicando Aqui.

 

Decole e pouse diretamente no cockpit do An-225

Dmytro Antonov é um dos pilotos que compõe a tripulação do An-225. E em 2020 ele aproveitou, durante as várias missões do avião para transportar suprimentos médicos, para gravar o pouso e a decolagem da aeronave a partir do cockpit.

Sua tripulação é bastante numerosa, são cerca de seis tripulantes trabalhando ao mesmo tempo no cockpit, e 17 no total para cada voo.

Você pode ver os vídeos abaixo, contando também com o áudio de comunicação dos pilotos com o controle de tráfego aéreo.

Veja o pouso no vídeo abaixo:

Veja a decolagem no vídeo abaixo:

Um outro vídeo do mesmo autor mostra diversos detalhes do cockpit do An-225, no melhor estilo russo:

Interessante a organização das manetes durante a decolagem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA