Advertisement

Após aflição pelo Antonov An-225, Comandante Dmytro confirma que o avião está seguro e intacto

Antonov An-225

Uma manhã que já estava tensa por causa dos conflitos da Rússia com a Ucrânia ficou ainda pior com o passar das horas. Diversas postagens nas redes sociais indicavam que o único Antonov An-225 Myria construído havia sido destruído.

As informações foram postadas após a publicação de alguns vídeos próximos ao Aeroporto de Hostomel, em Kiev, que mostram bastante fumaça preta com diversos helicópteros russos voando em ataque ao local. Houve também a informação de um incêndio no hangar onde estaria o gigante cargueiro.

Os fãs da aviação no mundo todo temiam que o pior tivesse acontecido com o único exemplar do Antonov AN-225. Felizmente, algumas horas depois o Comandante Dmytro Antonov que é um dos pilotos do cargueiro, publicou uma importante informação sobre o avião.

Dmytro informou em sua conta no Facebook que a aeronave está segura e não havia acontecido nada apesar dos ataques. O Aeroporto de Hostomel, que é uma base da Antonov, foi tomado por militares russos no final da manhã desta quinta-feira (24).
O piloto tranquilizou a todos com a mensagem, que logo se espalhou para o mundo.

Algumas informações não oficiais apontavam que o An-225 havia sido retirado da Ucrânia ainda na madrugada de quarta para quinta-feira (24), antes dos ataques, entretanto nenhum aplicativo de rastreio de voo computou o possível voo da aeronave.

Seu último voo computado foi realizado no dia 05 de fevereiro, vindo da Turquia em voo regular de cargas da Antonov Airlines. O An-225 de matrícula UR-82060 é sempre acionado quando há algum transporte de grandes volumes ou equipamentos extremamente pesados que outros cargueiros levariam um pouco mais de tempo para levar em duas viagens. 

Diante do maior avião do mundo, Dmytro Antonov, um dos comandantes do An-225, o piloto mostra em seu canal do YouTube um pouco da sua rotina operacional. A ideia é  trazer o espectador para dentro de uma das mais icônicas aeronaves do mundo.

https://www.facebook.com/Aeroflap/videos/3040993282848321

 

Antonov An-225: A maior aeronave do mundo

Produzido no final da década de 1980, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar suporte ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran.

Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988.

No início dos anos 2000, o An-225 passou por uma modernização, passando a se tornar a maior aeronave com maior capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então. 

Antonov An-225 Foto: Emmanuel Schawaller/Via Antonov

Curiosamente, apesar de ter apenas um An-225 produzido, uma segunda unidade do modelo chegou a ter a sua fuselagem construída, mas a sua conclusão nunca foi levada adiante pela Antonov por questões orçamentárias, deixando em aberto a possibilidade da existência de mais um gigante nos ares. 

O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.

A aeronave tem 88 metros somente de envergadura (asa). Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação Clicando Aqui.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: An-225, Antonov, Antonov An-225, maior avião do mundo, Ucrânia, usaexport