Após incidentes, Airbus cria “zona de proibição de líquidos” no cockpit do A350

As companhias aéreas que operam com o Airbus A350 receberam uma recomendação para definir uma zona de “proibição de líquidos” no cockpit, depois de dois incidentes em que derramamentos de bebidas no painel central levaram ao desligamento em voo de pelo menos um motor da aeronave.

Em uma diretriz de emergência, a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) alertou que derramamentos de líquidos no painel de partida do motor ou no painel eletrônico central de monitoramento da aeronave, localizados na parte central do cockpit, entre os dois pilotos, podem resultar em um desligamento do motor.

A Airbus publicou uma revisão temporária do manual de voo da aeronave, datado de 4 de fevereiro, definindo uma “zona proibida de líquidos” para o cockpit e os procedimentos a serem seguidos em caso de derramamento em instrumentos eletrônicos do cockpit.

A fabricante também emitiu um comunicado, ressaltando as práticas padrão de manuseio de líquidos no cockpit.

 

O problema

As investigações preliminares indicam que a “operação anormal” dos componentes nos painéis foi resultante do derramamento de líquido. O desligamento não comandado ocorreu “algum tempo” após o derramamento e as tentativas subsequentes de religamento do motor não terem sido bem-sucedidas.

Um dos incidentes envolveu um A350-900 da Delta Air Lines a caminho de Seul, no dia 21 de janeiro, que pousou em Fairbanks após o desligamento do motor Rolls-Royce Trent XWB do lado direito.


Cerca de 15 minutos antes do desligamento do motor, uma bebida foi derramada na parte central do painel do cockpit, entre os dois assentos dos pilotos. As investigações apontaram preliminarmente que uma bebida caiu no painel de controle integrado, no local das funções de partida do motor.

Parte central do painel está em análise pela Airbus, após as falhas.

O motor da direita desligou e a tripulação tentou dar partida novamente, o que não teve êxito, e então os pilotos optaram por realizar um pouso de emergência.

A análise do gravador de dados da aeronave mostrou que o controle eletrônico do motor havia ordenado o fechamento de uma válvula de combustível, após o sistema do cockpit enviar dados errôneos para o motor.

O incidente anterior, em 9 de novembro de 2019, ocorreu cerca de uma hora depois que uma xícara de chá foi derramada no mesmo painel.

Nos dois incidentes, a aeronave passou por uma substituição de sistemas, incluindo o painel de controle integrado e o controle eletrônico do motor. Os componentes relevantes de ambas as aeronaves foram submetidos a exame.

 

 

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