Piloto Passageiro
Foto: Twitter/Reprodução

Imagina estar somente você e o piloto a bordo de uma aeronave e, de repente, a única pessoa com habilidade para pilotar fica incapacitada de prosseguir o voo, lhe restando a árdua missão de pousar o avião.

Apesar de a situação ser digna de roteiro de filme, o fato inusitado (e inesperado) aconteceu ontem (10) depois que o piloto de um Cessna 208 Caravan desmaiou enquanto pilotava o avião. A aeronave decolou do Aeroporto Internacional Leonard M. Thompson em Marsh Harbor, nas Bahamas, e tinha a Flórida como destino.

Sem nunca ter pilotado uma aeronave na vida e com a sua esposa grávida a bordo, o passageiro que teve a identificação não revelada disse que graças a ajuda dos controladores de tráfego aéreo foi possível manter a calma e dar os procedimentos necessários para guiar o Caravan até a costa.

Após a localização da aeronave, a torre de comando (ATC) orientou que o piloto seguisse até o Aeroporto Internacional de Palm Beach para o pouso.

Veja o pouso abaixo:

 

Curiosamente, os outros pilotos que estavam aguardando decolar ouviram na fonia que um passageiro estava pousando um avião, parabenizando imediatamente o feito.

Podendo acomodar até 14 pessoas, o Cessna 208 Caravan pode ser pilotado tanto com o piloto e co-piloto, bem como com um só piloto (single pilot). A aeronave é bastante utilizada para voos regionais, sendo uma das mais seguras no seu segmento.

Piloto Amaro Aviation Caravan Avião
Foto: Textron Aviation