Foto: Rede Voa

Para a alegria dos spotters, o Aeroporto de Ribeirão Preto (RAO) ganhou um espaço na grade que separa o pátio de aeronaves da área externa para o registro fotográfico das aeronaves. A novidade contou com o apoio da Rede Voa, concessionária responsável por administrar o terminal. 

O adereço nada mais é do que um buraco identificado na grade de segurança do terminal para o acoplamento de equipamentos fotográficos exclusivo para a observação das aeronaves no pátio. Não é necessário nenhum tipo de contato com a administração do aeroporto para o seu uso, independente do horário. 

Veja alguns ângulos possíveis para se fazer do pátio de aeronaves de RAO: 

Além do aeroporto de Ribeirão Preto, outros aeroportos também possuem o mesmo adereço, é o caso de Porto Alegre (POA) que graças ao espaço Boulevard Laçador também é possível fazer registros da movimentação das aeronaves de forma tranquila. O aeroporto de Uberaba, em Minas Gerais, também faz parte da lista. 

Nos últimos anos com o avanço da cultura spotter, alguns terminais brasileiros passaram a realizar os chamados ‘Spotter Day’, onde por um dia os amantes da aviação podem acessar áreas restritas, mas com a supervisão do aeroporto para a realização de fotografias e filmagens com ângulos antes impensáveis. 

Graças a este apoio, há também espaços exclusivos para a realização de tal prática, os chamados ‘Spotter Point’, a exemplo de Manaus (MAO), que ganhou um espaço dedicado recentemente.

Aeroporto de Manaus Spotter Point
Spotter Point do Aeroporto de Manaus Foto: Divulgação Infraero

Os spotters 

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação. 

** Agradecimentos ao Spotter André Martins por ceder alguns registros a partir do terminal de Ribeirão Preto, para acompanhar o seu trabalho no Instagram, basta clicar aqui

Com informações: REDE VOA