IA-63 Pampa III- Foto: Fadea

Um acordo de vendas de aeronaves IA-63 Pampa III foi assinado nesta terça-feira entre a Argentina e a Guatemala. O ministro da Defesa da Argentina, Oscar Aguad se encontra com o também ministro da defesa da Guatemala, Luis Miguel Roldán Moreno. O acordo envolve a venda de dois IA-63 Pampa III para o país centro-americano.

Essa será a primeira venda internacional desta versão do Pampa. O valor estimado para tal é de US$ 28 milhões. O pacote de venda ainda inclui peças de reposição e treinamento por arte dos argentinos.

Abaixo um vídeo do veículo LaVoz sobre o IA-63 Pampa III:

A Guatemala irá adquirir as aeronave para treino e policiamento de fronteiras. Com um futuro pela frente a Força Aérea da Guatemala deverá adquirir mais unidades do IA-63 Pampa III.

A Força Aérea Argentina tem hoje 22 unidades do IA-63 Pampa, além de 22 A4 Skyhawk que fazem a proteção do espaço aéreo argentino, bem como os IA-58 Pucará, com 32 unidades. Os Pucarás são de fabricação argentina e desempenham papel de treinamento e ataques leves.

O IA-63 Pampa III é uma aeronave de fabricação argentina, fabricados pela FAdeA, ela já está na terceira versão e traz um cockpit moderno que facilita o trabalho dos pilotos. É um treinador avançado que traz ao jovem piloto toda uma nova dinâmica de voo e operação, e também pode ser usado para ataques leves.

DEIXE UMA RESPOSTA