Arianespace adia lançamento do foguete Vega para o dia 17 de agosto

Foguete Vega- Crédito: ESA / CNES / Arianespace

Após suscetíveis fortes ventos na região do centro de lançamento da Arianespace na Guiana Francesa, o lançamento do foguete Vega com 53 pequenos satélites foi adiado para o dia 17 de agosto.

O adiamento é devido aos fortes ventos que deverão acontecer nos próximos dia e também para que se recarregue as baterias do lançador e da carga útil.

Para que as baterias sejam recarregadas os técnicos terão que remover carenagem do foguete Vega, para que assim tenham acesso as baterias e possam fazer outros possíveis ajustes nos satélites.

“Sem uma melhoria previsível na situação meteorológica para permitir uma autorização do lançamento para o norte em direção à órbita polar, de acordo com as regras de segurança de alcance, a Arianespace decidiu reagendar a próxima tentativa de lançamento da missão SSMS para 17 de agosto”, disse a Arianespace em comunicado. “Nesta data, as previsões de vento – baseadas em modelos observados durante vários anos – são mais favoráveis.”

Crédito: ESA-Manuel Pedoussaut

A hora do lançamento do dia 17 está prevista para às 21h51 EDT. Uma transmissão ao vivo deverá ser feita no canal oficial da Arianespace no Youtube.

No entanto, esse mês mais especificamente no dia 28 de julho, é possível que aconteça o lançamento de um foguete Ariane 5 que levará para a órbita um par de satélites de comunicação para a Intelsat e a operadora japonesa B-SAT, além disso, o grande foguete da Ariane levará o segundo veículo robótico de manutenção de satélite da Northrop Grumman, designado MEV 2, para atracar com um satélite Intelsat antigo e prolongar sua vida em órbita geoestacionária.

Contudo, as condições climáticas precisam melhorar para que o lançamento aconteça com uma maior margem de segurança.


 

Fonte de apoio: SpaceFlightNow

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA