Paolo Nespoli, um astronauta Italiano de 60 anos que está participando de uma expedição para a Estação Espacial Internacional, fez um registro que podemos classificar como maravilhoso de uma paisagem brasileira vista do espaço.

O astronauta conseguiu tirar uma foto do Rio Jaguaribe, localizado no estado do Ceará (Brasil), registrando a clara cor da água na costa, misturada com um espaço de mata verde e algumas nuvens. De acordo com Paolo, essa parte do rio fica nas proximidades de Fortaleza (CE).

A função de Paolo Nespoli na Estação é coletar dados para os futuros voos tripulados para outros planetas e luas do sistema solar, ele está na Missão nomeada como “Vida”, a missão dele durará até janeiro de 2018, mas vale lembrar que ele chegou na ISS no dia 29 de julho, na última missão para levar astronautas até a nossa nave espacial que orbita a Terra.

É comum os astronautas usarem a janela da Estação Espacial durante suas horas de folga, boa parte deles aproveitam para tirar fotos deslumbrantes da Terra, com diversas variações de paisagens do nosso planeta. Na foto abaixo, por exemplo, temos a astronauta Samantha Cristoforetti tirando fotos da Terra.

Devido à distância entre a estação e a Terra, com altitude média de 340,5 km, e variação de 88 metros diariamente, os astronautas precisam usar câmeras com sensor full-frame, para aumentar a resolução de cada pixel, a lente usada também precisa de pequeno range angular, para captar detalhes da Terra, caso o astronauta queira uma visão ampla ele pode trocar por uma lente com maior ângulo de cobertura, como uma 17-50mm.