Astronautas Bob Behnken e Doug Hurley-Foto/Divulgação: NASA

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley relatam a experiência do retorno à Terra, na espaçonave da SpaceX Dragon Endeavour, que ocorreu no último domingo (2).

O local da amerissagem (pouso na água), foi no Golfo do México, na costa da cidade de Pensacola, Flórida. O splashdown aconteceu por volta das 15h48 (horário de Brasília).

Os astronautas participaram de uma entrevista coletiva feita virtualmente com jornalistas, na última terça feira, dia 4 de agosto, no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston.

Um dos relatos feitos por Bob e Doug foi o barulho ao adentrar na atmosfera terrestre. A nave “Ficou Viva”, relatou Behnken.

O astronauta completou dizendo, “não parecia uma máquina, parecia um animal chegando pela atmosfera”.

Behnken ainda disse que as coisas aconteceram muito rápido desde a reentrada na atmosfera, a abertura dos paraquedas e o toque com a água.

“Pessoalmente, esperava que a entrada divergisse um pouco do que vimos na simulação”, disse Hurley.


Hurley ainda completou dizendo, Então, meus cumprimentos à SpaceX e ao programa de tripulação comercial. O veículo executou exatamente como deveria, e você se sente muito bem com a Tripulação-1, o que eles deveriam esperar e o que deveriam ver quando executassem sua missão”.

 

Crew Dargon Endovuer momentos antes do Splashdown- Foto/Divulgação: NASA

A NASA espera certificar formalmente as espaçonaves Crew Dragon para missões tripuladas ao espaço, marcando assim a volta dos EUA em lançar seus astronautas de veículos americanos e em solo norte-americano, algo que não acontecia desde 2011.

Feitos históricos da missão Crew Dragon Demo-2:

O m marca não só a volta de lançamentos tripulados nos EUA, mas também registra outros feitos históricos, um deles, a da SpaceX se tornar a primeira empresa comercial espacial a fazer um lançamento tripulado.

Outro registro histórico foi a amerissagem da Dragon Endeavour, pois foi o primeiro depois de 45 anos do último splashdown de uma espaçonave dos EUA.

Novos Lançamnetos já planejados:

Com o sucesso da missão Demo que levou Bob e Doug a Estação Espacial Internacional em maio e seu retorno seguro no dia 2 de agosto, novos lançamentos com a Dragon da SpaceX já estão planejados.

O primeiro deles está previsto para acontecer no mês de setembro e levará quatro astronautas para a ISS. Entretanto, ainda não se tem uma data precisa.

O segundo lançamento está previsto para acontecer na primavera de 2021 e também contará com uma tripulação de quatro astronautas.

Tripulação da Crew Dragon 2, prevista para 2021- Foto/Divulgação: NASA

Todavia, não é apenas a SpaceX que está na jogada de lançar astronautas da NASA, a Boeing também está jogo e para isso aposta na sua espaçonave Starlier.

No entanto, o lançamento tripulado da Straliner está atrasado, visto que a nave passou por problemas em um lançamento teste com cargas no ano passado.

Contudo, a Boeing segue confiante em sua espaçonave e SpaceX mais adianta já planeja novos lançamentos.

Astronautas do Programa de Tripulação Comercial da NASA- Foto: NASA

Com isso tudo a NASA pode voltar a lançar seus astronautas dos EUA, algo que ainda interessa é muitos os norte-americanos.

No entanto, essa nova forma de lançamento não só permite a independência nos lançamentos, mas é mais barato do que os lançamentos feitos em parceria dos russos nas naves Soyuz, que geram um custo de US$ 90 milhões por assento.

Além disso, a NASA investe do Programa criado pela prórpria agência para estimular empresas privadas do setor espacial norte-americano.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA