Astronautas Kate Rubins e Soichi Noguchi trabalham na ISS- Foto: NASA

A astronauta da NASA Kate Rubins e o astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA)  Soichi Noguchi concluíram sua caminhada no espaço de hoje (05/03), após 6 horas e 56 minutos. Na quarta caminhada no espaço do ano fora da Estação Espacial Internacional , os dois astronautas concluíram com sucesso a instalação de kits de modificação necessários para as próximas atualizações de painéis solares .

A dupla trabalhou próximo ao conjunto mais distante de painéis solares existentes no lado esquerdo (porta) da estação, conhecido como P6, para instalar um kit de modificação no painel solar 4B e reconfigurar o kit de modificação em 2B.

Devido a limitações de tempo, as tarefas secundárias de solução de problemas da Interface de Posição de Estacionamento de Colombo (PAPOS) e remoção e substituição de um Conjunto de Transceptores Externos de Sistema de Vídeo Sem Fio (WETA) foram adiadas para uma caminhada espacial posterior. Os astronautas, no entanto, concluíram uma tarefa adicional de realocar uma contenção de pé portátil articulada (APFR).

Estação Espacial Internacionais Fonte: Boieng

A NASA está aumentando seis dos oito canais de energia existentes da estação espacial com novos painéis solares, que serão entregues na 22ª missão comercial de serviços de reabastecimento da SpaceX. 

As novas matrizes solares, uma versão maior da tecnologia Roll-Out Solar Array (ROSA) , serão posicionadas na frente de seis das matrizes atuais, aumentando a potência total disponível da estação de 160 quilowatts para até 215 quilowatts e garantindo o suficiente fonte de alimentação para as demonstrações de tecnologia de exploração da NASA para Artemis e além. 

Estação Espacial Internacional (ISS)- Foto: NASA

Os painéis solares atuais estão funcionando bem, mas começaram a mostrar sinais de degradação, como esperado, pois foram projetados para uma vida útil de 15 anos.

Esta foi a quarta caminhada no espaço da carreira de Rubins e Noguchi. Rubins passou agora um total de 26 horas e 46 minutos caminhando no espaço. Noguchi agora passou um total de 27 horas e 1 minuto caminhando no espaço.

 

Fonte: NASA