Astronautas retornam a Terra nesta quarta-feira após seis meses no espaço

Cápsula espacial com paraquedas ao retornar para a Terra- Foto/Divulgação: NASA

O astronauta da NASA  Chris Cassidy e os cosmonautas russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner da Roscosmos irão retornar a Terra nesta quarta-feira (21) após seis meses de trabalhos na ISS (Estação Espacial Internacional).

O astronauta e os dois cosmonautas vão entrar na espaçonave Soyuz MS-16 às 17:10 desta quarta-feira, após isso todo um processo será feito, como a desacoplagem, a separação dos estágios da nave, a reentrada na atmosfera terrestre e por sim o pouso da cápsula com paraquedas no Cazaquistão, que está previsto para às 23:55 (horário de Brasília).

Contudo, uma pequena cerimônia na estação espacial vai acontecer. E uma delas vai ser a passagem de comando da ISS que atualmente está com do astronauta Chris e vai ser passada para o cosmonauta Sergey Ryzhikov, que chegou na estação espacial na semana passada juntamente com outros dois tripulantes.

Astronauta Chris Cassidy e os Cosmonautas Anatoly Ivanishin
Ivan Vagner- Foto/Divulgação: NASA

Chris, Anatoly Ivan foram lançados em uma Soyuz em abril, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Durante estes seis meses muitas coisas aconteceram, como por exemplo, a chegada dos astronautas Bob e Doug Hurley e algumas caminhadas espaciais para reparos na ISS.

A nova tripulação da ISS que chegou no último dia 14 vai ficar seis meses na ISS, neste período outros astronautas também vão para a estação. O próximo lançamento tripulado está agendado para novembro e se trata da Crew-1, a primeira missão operacional da SpaceX, que vai mandar enviar ao espaço quatro astronautas.

 

Confira a transmissão da NASA referente a volta dos astronautas:

  • Dia 20 às 17h15 – Cerimônia de mudança de comando da ISS;
  • Dia 21 às 16h30- Despedidas e fechamento da escotilha Soyuz MS-16;
  • Dia 21 às 20h- Desaclopagem da MS-16 da ISS;
  • Dia 21 às- 22h30-23h30- Reentrada e pouso da MS-16 no Cazaquistão;

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA