MQ-28 A Loyal Wingman RAAF Boeing
O drone Loyal Wingman da Boeing Australia, agora designado MQ-28 Ghost Bat. Foto: Boeing.

MQ-28A Ghost Bat. Esta é a nova designação para o drone Loyal Wingman, desenvolvido pela Boeing Australia em parceria com a Força Aérea Real Australiana (RAAF). O novo nome foi revelado hoje (21) em uma cerimônia na base aérea de Amberley, no estado de Queensland, no nordeste do país. 

A aeronave não tripulada representa o primeiro avião fabricado na Austrália em mais de 50 anos e agora carrega o nome de uma ave local. O Ghost Bat (Macroderma gigas) é o único morcego carnívoro do país, usando suas olhos grandes e ecolocalização para detectar suas presas, atacando-as em grupo. 

A nova designação “reflete as características únicas dos sensores e habilidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da aeronave, e é um nome adequado para essa capacidade pioneira”, disse Glen Ferguson, diretor da Airpower Teaming System Australia and International.

“Nossa parceria duradoura com a Commonwealth of Australia e a Australian Defense Force (ADF) é fundamental para o desenvolvimento bem-sucedido das complexas tecnologias e capacidades do MQ-28A, e tem potencial de exportação global para a Austrália”, disse Brendan Nelson AO, presidente da Boeing Australia, Nova Zelândia e Pacífico Sul.

Anteriormente chamado de Loyal Wingman, o MQ-28A é uma aeronave não tripulada que incorpora tecnologias de engenharia digital e inteligência artificial para apoiar aeronaves de combate tripuladas, como os caças F/A-18 Super Hornet e F-35 e o avião-radar E-7 Wedgetail, modelos operados pela RAAF. 

Ao atuar de forma autônoma ou controlado por um tripulante de outra aeronave, o MQ-28 voa como um “Ala leal”, realizando tarefas de inteligência, reconhecimento e combate aéreo, seja atacando plataformas inimigas ou recebendo fogo para proteger um avião tripulado. 

Imagem: ADF.

O MQ-28 fez seu voo inaugural em março de 2021. Em setembro do mesmo ano, a Boeing selecionou o Aeroporto Toowoomba Wellcamp, no sul da Austrália, como o local para a instalação de produção do projeto. A aeronave foi exibida em novembro de 2021 no Dubai Airshow. Ao todo, seis aeronaves já foram encomendadas pela RAAF.

Durante 2022, o programa do drone continuará a acelerar o desenvolvimento e teste do MQ-28A Ghost Bat, com foco nos recursos de sensor e missão para cumprir os compromissos com a RAAF. Esses requisitos continuarão a se expandir à medida que a Boeing avança em direção ao objetivo de fornecer uma capacidade operacional para a ADF.

A fabricante destaca que embora a designação Loyal Wingman tenha sido substituído na Austrália, o nome Airpower Teaming System continua sendo a marca para demais clientes globais.