Austrália: O 737 de combate a incêndios e fumaça laranja do lado

Há várias semanas a Austrália está enfrentando um incêndio de grandes proporções, e ao mesmo tempo enfrentando uma onda de calor gigantesca.

Para ajudar a combater os incêndios, vários aviões estão sendo empregados na missão, para lançar água em locais específicos e em grande quantidade.

E nisso um Boeing 737-300 da Coulson Aviation se destacou no combate aos incêndios, através de um vídeo postado pela New South Wales Rural Fire Service, Serviço de Bombeiros que opera os aviões. Com capacidade de 15 mil litros de água, a aeronave faz parte de uma frota de sete aviões de combate à incêndio.

Em uma publicação a New South Wales Rural Fire Service disse: “É realmente de partir o coração ver a devastação, a pura destruição que esses incêndios estão causando atualmente na Austrália. Nossos corações e orações estão com você na Austrália. Estamos honrados por nossa aeronave poder ajudar a proteger e permanecer ao seu lado na luta contra esses incêndios florestais.”

Veja mais dessa missão no vídeo abaixo:

 

Devastação do grande incêndio

Imagens mostradas pelo satélite Sentinel-2 mostraram a grande destruição dos incêndios, com muita emissão de fumaça tóxica para o ar.

Os focos de fogo são vistos facilmente da Estação Espacial Internacional, e se assemelham com a erupção de um vulcão, tamanha a área atingida.

A fumaça já afeta algumas rotas de voos comerciais, onde os pilotos voam em condições de baixa visibilidade, e com uma curiosa fumaça laranja na parte externa, como mostra a imagem acima, tirada pelo passageiro Hua Tuo durante um voo de Melbourne para Canberra, operado pela Qantas.

A foto acima foi tirada de noite, e a cor alaranjada é criada pelo fogo misturado com a fumaça, mesmo com a alta altitude da aeronave.

“Os pilotos subiram com sua aeronave para tentar evitar ao máximo as formações [nuvens piroluminosas] e decidiram prosseguir numa aproximação diferente em Canberra, onde a aeronave teve um pouso normal”, disse Debbie Slade, chefe de segurança da frota da Qantas.

As chamas percorrem todo o leste de Gippsland e no Parque Nacional Kosciuszko, a temperatura em algumas regiões da Austrália chega a atingir 46º C.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.