Advertisement

Avianca Brasil fez manobra com trabalhadores para acabar com greve

Avianca Airlines Airbus A320

A Avianca Brasil realizou neste sábado uma manobra para cancelar todos os seus voos, de acordo com uma nota do Sindicato dos Aeronautas (SNA), e alegações de funcionários da empresa para o Portal Aeroflap.

A companhia aérea optou por cancelar todos os voos que seriam realizados no sábado (18/05), e estavam deficitários, ou seja, sem passageiros suficientes para justificar os custos da operação. No sistema da empresa constava a falta de tripulantes, mesma justificativa utilizada pela companhia.

“A empresa está aproveitando para cancelar voos deficitários, por causa do pouco número de passageiros. Hoje a companhia tem uma taxa de ocupação de 20%, ao passo que as concorrentes se aproximam de 90%”, disse o presidente do SNA, Ondino Dutra. “Se você faz uma greve, você a faz para cobrar que a empresa cumpra seus compromissos. Essa é a logica. Agora não faz sentido manter a greve quando a empresa começa a se beneficiar disso”.

O SNA ressaltou que 60% do efetivo foi disponibilizado para a companhia, como julgou o TST em relação à greve, mas da mesma forma, o impacto foi maior nos voos da companhia na sexta e sábado, devido à decisão administrativa da empresa.

Os tripulantes da companhia iniciaram uma greve nesta última sexta-feira (17/05), por atraso no pagamento dos salários e também das diárias, que permitem o sustento dos tripulantes fora da base.

A greve foi paralisada neste domingo (19/05), mas o SNA promete que negocia um retorno da greve de tripulantes ainda nesta semana.

Na última semana a Avianca Brasil demitiu aproximadamente 900 tripulantes, de acordo com a companhia para adequar seu quadro de funcionários após a devolução de 30 aeronaves.

Com apenas 5 aviões operacionais, a paralisação dos voos da Avianca corresponde à suspensão de uma parcela ínfima da oferta do mercado.

A empresa possui apenas seis aeronaves em operação hoje em todo o país, sendo que as três principais concorrentes possuem, em conjunto, mais de 400 aeronaves —ou seja, a frota da Avianca representa pouco mais de 1% do total.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.