Foto - Via Avianca

A Avianca Brasil está realizando na tarde desta sexta-feira uma reunião de emergência com a GE Capital Aviation Services (Gecas), com a finalidade de suspender a decisão da ANAC de revogar o registro de 10 aviões, que pertencem à GECAS e estão na frota da Avianca Brasil em regime de leasing.

Na negociação a Avianca vai tentar um plano de pagamento da sua dívida com a GECAS, ao mesmo tempo em que tenta postegar a revogação do registro dos aviões, ou até mesmo a anulação do processo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Todos os aviões envolvidos são do modelo Airbus A320, praticamente a “espinha dorsal” da frota da Avianca Brasil.

Se as negociações entre as empresas não prosseguirem para um acordo, a ANAC deverá revogar o direito de uso dos aviões até terça-feira, logo a Avianca Brasil tem até o próximo dia 21 de janeiro para tomar uma atitude em relação aos aviões.

Anteriormente, quando a Aircastle colocou um processo na justiça para retomar a posse de 10 aviões da Avianca Brasil, a GECAS já tinha demonstrado o interesse de buscar meios legais para reaver a posse das suas aeronaves.

A GECAS foi beneficiada nesta situação por estar fora do processo de retomada de posse paralisado pela justiça, devido ao regime de Recuperação Judicial da companhia aérea.

Mesmo assim a Avianca Brasil já retirou da sua frota cerca de 7 aeronaves até o momento, sendo 6 do modelo A320, com capacidade para cerca de 162 passageiros, e 1 do modelo A330-200, com capacidade para 236 passageiros.

A companhia aérea passa atualmente por um período de Recuperação Judicial, e ainda está em risco de perder outros 10 aviões até o dia 1º de fevereiro, devido a débitos com duas empresas de leasing. A Aircastle e a GECAS são responsáveis por fazer o leasing de mais de 40% da frota de aviões da Avianca Brasil.

Na última quarta-feira (16/01) a Avianca Brasil também informou que estaria cancelando os seus voos internacionais de longa distância, partindo de Guarulhos (São Paulo) para Santiago, Miami e Nova York.

 

Via – Valor