Advertisement

Avianca Brasil registra trimestre com prejuízo financeiro

Em um relatório financeiro enviado para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Avianca Brasil reportou um prejuízo líquido de R$ 175,6 milhões no período do primeiro trimestre de 2018.

Esse resultado acompanha uma série de trimestres em prejuízo, registrados pela companhia desde o início da crise econômica no Brasil.

A empresa ainda justifica que no primeiro semestre de 2018 teve uma receita 116% maior, em comparação com o mesmo período de 2017, atingindo R$ 2,1 bilhões.

De acordo com a empresa, as justificativas para o registro de prejuízos financeiros a vários trimestres é devido as “mudanças relevantes no mercado, resultantes de aumento de custo no preço do combustível e, principalmente da variação cambial”, mesmo com os esforços para aumentar a receita os custos da companhia aumentaram exponencialmente em pouco tempo.

Nesse período a companhia buscou mais receita em real, ao inaugurar rotas para Miami, Nova York, Santiago e Bogotá, mas provavelmente a chegada de aeronaves novas, e com o custo de aquisição maior (cotadas em dólar) penalizou o caixa da companhia.

Em um ano a frota da Avianca Brasil cresceu em apenas quatro aviões, e no fim de junho contabilizava 60 aeronaves. Podemos relacionar isso com a chegada dos novos Airbus A330 na frota da companhia, já que boa parte da frota de aviões da família A320 está passando por uma renovação, com a desativação dos A318.

De qualquer modo as últimas notícias não são boas. Devido à alta do câmbio no segundo trimestre, influenciada pelas eleições, e ao aumento do combustível no cenário internacional, a ANAC reportou um prejuízo de quase 2 bilhões considerando todas as companhias brasileiras. Somente a Azul e a GOL reportaram um resultado positivo. Veja mais Clicando Aqui.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.