A Avianca Brasil terá hoje (1º/02) uma audiência para negociar dívidas de aviões que foram arrendados pelas empresas GECAS e AirCastle, ao todo 20 aeronaves estão envolvidas, sendo 10 de cada empresa.

A Aircastle e a GECAS são responsáveis por fazer o leasing de mais de 40% da frota de aviões da Avianca Brasil.

A audiência da companhia poderá ocorrer na tarde desta sexta-feira na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. A companhia entrou ontem com um pedido para adiar a audiência, enquanto tenta conseguir um empréstimo.

A Avianca Brasil tem conversado com a Elliott para obter crédito por hedge funds, que prevê um empréstimo de 250 milhões de reais, disseram as fontes ouvidas pela Agência Reuters. Um acordo ainda não foi alcançado, e as empresas de leasing não foram pagas, acrescentaram as fontes, que pediram anonimato.

A Avianca Brasil já cancelou diversos voos, e anunciou que ia reduzir sua frota de 58 aviões para 38, ao todo 7 aeronaves já foram devolvidas. 

Enquanto isso, 140 funcionários já foram demitidos no início de janeiro, e a companhia abriu um “Programa de Demissão Voluntária” que envolve outros 600 funcionários.