Aeronave da Avianca em Congonhas. Foto - Pedro Viana/Aeroflap

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que recebeu a nova malha aérea da empresa Avianca Brasil para temporada de voos vigentes, que possui programação até outubro deste ano.

Segundo informado anteriormente, a partir desta segunda-feira (29/4), a empresa passa a operar em quatro aeroportos brasileiros. São eles: Brasília (DF), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Salvador (BA), com uma média de 39 voos diários.

A readequação da malha aérea da empresa foi adotada devido à diminuição da frota de aeronaves disponíveis para operação, uma consequência do processo de recuperação judicial da empresa.

Nesta semana a Avianca Brasil perdeu 18 aviões da sua frota, por dívidas no pagamento do leasing operacional das aeronaves. Desta forma, a empresa terá apenas 6 aviões operacionais (4 do modelo A318 e 2 do A319), a partir de segunda-feira.

Os voos planejados e registrados na ANAC podem ser acessados na Consulta de Voos Planejados – SIROS, no portal da Agência. A adequação dos voos pela Avianca foi uma das medidas exigidas pela ANAC, tendo em vista a devolução de aeronaves pela empresa divulgada nas últimas semanas.

A Agência também determinou a adequação do sistema de venda de passagens, a ampla divulgação dos voos cancelados aos passageiros e prioritariamente a manutenção da segurança das operações.